Nome do Projeto
Pesquisa e Ensino na Formação de Professores em Artes Visuais – relações com a reflexão e a experiência
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/11/2012 - 08/11/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Resumo
A investigação ora proposta, advém dos processos vivenciados por mim, professora-pesquisadora que busca compreender as relações estabelecidas entre o ensino e a pesquisa na formação e docência em Artes Visuais, em especial, no tocante aos temas da reflexão, autorreflexão e experiência. Através da promoção de questionamento e pesquisas sobre a existência de espaços de experiência, de vivências formativas, reflexão e autoformação na universidade e na escola, pretendo inserir-me nas tendências investigativas contemporâneas sobre formação de professores. Estas ressaltam a importância da formação e autoformação docente ser considerada como um processo contínuo, de acordo com as vivências e experiências obtidas pelos docentes em seus cotidianos de trabalho. Pretendo possibilitar, através da pesquisa, a autorreflexão e o autoconhecimento pessoal e profissional dos futuros docentes ou docentes atuantes na rede de ensino pelotense, identificando as relações que os professores de Artes Visuais estabelecem entre pesquisa e o ensino.
Objetivo Geral
Conhecer posturas reflexivas dos professores de Artes Visuais em relação às vivências e experiências docentes e pessoais; Perceber posturas de professores reflexivo-investigativos e práticas pedagógicas centradas na autorreflexão no ensino de Artes Visuais;
Identificar as relações que os professores de Artes Visuais estabelecem entre pesquisa e o ensino.
Identificar as relações que os professores de Artes Visuais estabelecem entre pesquisa e o ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FLÁVIA DEMKE ROSSI | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |