Nome do Projeto
Fauna Parasitária de Serpentes (Ophidia) do Extremo Sul do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/11/2012 - 26/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Parasitologia
Resumo
A descrição de novas espécies de parasitos e a descrição de novos hospedeiros para espécies já descritas, ainda é um tema a ser explorado. Devido à grande riqueza da fauna brasileira, para muitas espécies ainda não foram realizados estudos relativos à fauna parasitária. O conhecimento relacionado aos parasitos e às relações parasito-hospedeiro de serpentes silvestres ainda é escasso no Brasil, pois muitos dos estudos realizados analisam serpentes provenientes de serpentários, o que não reflete o que ocorre na natureza. Além disso, os estudos existentes concentram-se na região sudeste e norte do país, que apresentam clima equatorial e tropical respectivamente, diferentemente do Rio Grande do Sul que está situado em uma região de clima subtropical e este fator climático afeta diretamente na ecologia dos parasitos. Com o intuito de suprir tal conhecimento foi elaborado este projeto de tese que objetiva estudar a fauna parasitária de serpentes do extremo sul do Brasil.

Objetivo Geral

OBJETIVOS
Objetivo Geral
- Realizar um levantamento das espécies de serpentes do extremo sul do Brasil e da fauna de helmintos, artrópodes e protozoários associados às mesmas.
Objetivos específicos
- Estimar os parâmetros de prevalência, intensidade média e abundância média dos parasitos encontrados.
- Relacionar os dados obtidos com os hábitos e comportamento de cada espécie hospedeira de acordo com literatura específica, com o observado em campo e com os dados de dieta observados no trato intestinal dos hospedeiros.
- Analisar a estrutura das comunidades de helmintos, identificando o padrão de dominância, agregação, diversidade, similaridade, a influência do sexo dos hospedeiros sobre os parâmetros de prevalência, abundância e diversidade e a associação entre as espécies de helmintos.
- Caracterizar geneticamente os parasitos encontrados e realizar análises filogenéticas dos mesmos buscando relacionar com os demais parasitos de serpentes conhecidos e com a própria história evolutiva dos hospedeiros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 96.000,00

Página gerada em 23/04/2024 09:12:24 (consulta levou 0.036839s)