Nome do Projeto
A SAÚDE NA ESCOLA: AÇÕES INTERSETORIAIS E INTERDISCIPLINARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2012 - 03/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A educação em saúde tem a finalidade de desenvolver no individuo e no coletivo a capacidade de analisar de forma critica o contexto social que está inserido. Sabe-se que a escola é um ambiente propicio para o desenvolvimento desse tipo de atividade, pois reúne grande parte da população e possibilita trocas entre os educandos e a comunidade. Sendo assim, cabe aos profissionais de saúde e aos educadores fortalecer e/ou transformar a escola em um local que produz saúde, nesse contexto e devido ao desenvolvimento de ações pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, vê-se a necessidade de pesquisar qual a eficiência destas ações, principalmente no que diz respeito à transformação do conceito de saúde e na autonomia do cuidado. O objetivo deste estudo é analisar o impacto e a efetividade das ações de educação em saúde na escola. O presente estudo caracteriza-se por ser descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, o qual será realizado em uma Escola de Ensino Fundamental e em uma Instituição Filantrópica, a amostra será constituída por todos aqueles educandos da 4°série e 4° ano que os responsáveis concordarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. Os educandos responderão um questionário auto-aplicável, no primeiro e no último encontro das atividades de educação em saúde e os membros da comunidade escolar participarão de grupos focais. Espera-se que os educandos modifiquem seu conceito socialmente constituído do processo saúde-doença, e a comunidade escolar amplie a sua visão quanto ao conceito de saúde e intersetorialidade.

Objetivo Geral

3.1 OBJETIVO GERAL
Investigar o impacto e a efetividade ocasionados pelas ações de educação em saúde na escola promovidas pela Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Examinar o conhecimento dos escolares sobre o tema saúde;
Identificar mudanças na concepção de saúde dos escolares a partir das ações implementadas;
Avaliar a concepção da comunidade escolar (educadores, direção, demais servidores e pais ou responsáveis) sobre as atividades de educação em saúde desenvolvidas na escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
2
2
2
2
2
2
2
2

Página gerada em 23/04/2024 15:47:58 (consulta levou 0.039551s)