Nome do Projeto
Mitologia, Memória Coletiva e Continuidade Étnica na Pampa: um estudo etnológico entre descendentes Charrua, Minuano, Guarani-Missioneiros e Tapes no Brasil e Uruguai
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/01/2013 - 08/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Resumo
O presente projeto visa desenvolver, através do método etnográfico, um estudo etnológico junto aos descendentes Charrua, Minuano, Guarani-missioneiros e Tapes que habitam a Pampa brasileira e uruguaia. A partir de uma interface conceitual entre mitologia e memória coletiva, será realizado um estudo acerca das narrativas de origem, relações de alteridade e identidade, concepções de tempo e território, sistemas de trocas e práticas cotidianas estabelecidos por essas pessoas e coletivos que vivem nessa região entrecortada por fronteiras nacionais. O universo de pesquisa selecionado compreende os seguintes municípios brasileiros e uruguaios localizados na Pampa, assim como em suas imediações: Piratini e Rio Grande (situados no Rio Grande do Sul, Brasil); Rivera e Melo (departamentos de Rivera e Cerro Largo, Uruguai). Esse projeto de pesquisa está vinculado à linha de pesquisa Comunidade, Rede e Performance do Mestrado em Antropologia (PPGA) e à linha Descendentes Charrua/Minuano e Guarani-missioneiros/Tapes na Pampa Ameríndia do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA), ambos vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Objetivo Geral

O presente projeto busca desenvolver um estudo etnológico, através de uma pesquisa etnográfica, junto aos descendentes Charrua, Minuano, Guarani-missioneiros, Tapes que habitam na Pampa gaúcha e uruguaia. A partir de uma interface conceitual entre mitologia e memória coletiva, esse trabalho realizará um estudo sobre a origem, as relações de alteridade e identidade, as concepções de tempo e território, os sistemas de trocas estabelecidos e as práticas cotidianas engendradas por essas pessoas e coletivos que vivem nos municípios de Piratini, Rio Grande, Rivera e Melo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
02
02
02
03
03
03

Página gerada em 25/04/2024 09:38:43 (consulta levou 0.052541s)