Nome do Projeto
EXCESSO DE PESO, OBESIDADE ABDOMINAL E ESTILO DE VIDA EM ADULTOS E IDOSOS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/07/2012 - 17/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Resumo
O estado nutricional da população mundial vem mudando consideravelmente nos últimos anos e o excesso de peso vem se tornando cada vez mais frequente. O indicador de estado nutricional mais comumente usado para avaliar o excesso de peso é o índice de massa corporal (IMC), o qual relaciona o peso corporal com a altura. Entretanto, tal índice não permite avaliar a distribuição corporal da gordura. Atualmente o perímetro da cintura tem sido utilizado como indicador independente para avaliar risco cardiovascular. Este estudo, de caráter transversal, de base populacional tem como objetivo avaliar a associação entre as categorias de combinações de IMC e perímetro da cintura e alguns fatores de estilo de vida como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e questões relacionadas ao sono em adultos e idosos residentes na zona urbana da cidade de Pelotas, RS. Será utilizado o banco de dados da pesquisa “Diagnóstico de Saúde em Crianças, Adultos e Idosos da Cidade de Pelotas, RS, 2010”, que foram obtidos mediante uma amostra representativa dos adultos e idosos da cidade de Pelotas no ano de 2009. Foram realizadas entrevistas domiciliares com aplicação de questionário padronizado abordando aspectos demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida dos participantes, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo e problemas relacionados ao sono. Ainda foram aferidos peso, altura e perímetro da cintura e, para avaliar o estado nutricional, serão utilizadas combinações de IMC e perímetro da cintura de acordo com os critérios recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Para os idosos, serão utilizados os pontos de corte para IMC preconizados pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Objetivo Geral

Avaliar a associação entre as categorias de combinações de IMC e CC e características de estilo de vida em adultos e idosos residentes na zona urbana da cidade de Pelotas, RS.

Objetivos Específicos
• Identificar as prevalências de perímetro da cintura aumentado de acordo com as categorias de IMC;
• Identificar possíveis associações entre as categorias formadas pela combinação do IMC e CC e algumas características demográficas (idade, sexo, cor da pele e situação conjugal), socioeconômicas (renda e escolaridade) e fatores de estilo de vida, tais como: tabagismo, consumo de álcool, atividade física e problemas do sono.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20
30

Página gerada em 28/03/2024 21:16:23 (consulta levou 0.046412s)