Nome do Projeto
Modelos de estimação e transmissão de volatilidade em séries temporais financeiras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2013 - 04/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos e Modelos Matemát. , Econométricos e Estatísticos
Resumo
O trabalho examina a transmissão na média e na volatilidade entre retornos acionários e variações da taxa de câmbio em mercados financeiros da América Latina. Utilizamos modelos multivariados autorregressivos e com heteroscedasticidade condicional, bem como matrizes de correlação condicional variantes no tempo para medir o tamanho, a direção e a simetria da transmissão de média e volatilidade de um mercado para o outro. Outros modelos não lineares são desenvolvidos para encontrar possíveis relações entre estes mercados.

Objetivo Geral

O principal objetivo do projeto é coletar evidências sobre tópicos ainda não abordados nos mercados cambial e acionário brasileiro e de países emergentes utilizando métodos econométricos avançados e desenvolvimentos recentes em econometria financeira, bem como contribuir metodologicamente para a abordagem dos problemas analisados.

Entre os objetivos específicos está a identificação do sentido da transmissão existente entre os mercados cambial e acionário da América Latina. Para isso, examinamos a transmissão na média e na volatilidade entre retornos do mercado acionário e variações da taxa de câmbio nestes mercados utilizando modelos multivariados autorregressivos e com heteroscedasticidade condicional, respondendo as seguintes questões: 1) Existem transmissões na média e na volatilidade entre o mercado cambial e acionário? 2) Qual o impacto da crise de 2008 nestas transmissões? 3) Qual mercado lidera a formação de preços e volatilidade? 4) A transmissão da volatilidade é simétrica? 5) Qual a dinâmica da correlação condicional?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 28/03/2024 08:19:21 (consulta levou 0.042379s)