Nome do Projeto
A REPRESENTAÇÃO MENTAL DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO POR CEGOS CONGÊNITOS E ADQUIRIDOS: UM ESTUDO ANCORADO NO PENSAMENTO DE VIGOTSKI
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/01/2013 - 08/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
Este projeto de pesquisa concentra suas análises na área cognitivo-lingüística, que indo ao encontro dos processos mentais superiores (VIGOTSKI, 1997), abrange o pensamento conceitual, a linguagem racional, a memória lógica e a atenção voluntária, aspectos fundamentais para a construção do conhecimento na escola (BATISTA, 1998). As representações mentais dos sujeitos acerca de noções como tamanho, proporcionalidade entre elementos e medidas de tempo, assim como convenções e saberes socialmente estabelecidos fazem parte, de forma embrionária, desta área. A perspectiva da interação vivenciada pelo cego ao longo de sua vida social é considerada fator de grande influência para a construção de tais noções, tanto nos cegos congênitos como nos adquiridos. É assim que, no âmbito da Geografia, busca-se compreender melhor como os cegos congênitos e adquiridos, contextualmente considerados, representam mentalmente conceitos geográficos, evidenciando os processos de construção do conhecimento, seus recursos e associações que executam na formulação de saberes. A base empírica da pesquisa prevê o desenvolvimento de entrevistas do tipo semiestruturado, junto a doze sujeitos cegos, seis congênitos e seis adquiridos. As entrevistas serão gravadas em áudio, fotografadas e filmadas, facilitando a coleta e a interpretação dos dados da pesquisa. Utilizando a mesma abordagem metodológica com os dois grupos, os sujeitos serão questionados quanto a sua conceituação de um conjunto de objetos e fenômenos geográficos previamente selecionados.
Objetivo Geral
Objetivos
Objetivo geral:
Embasado no referencial vigotskiano, investigar a representação mental do conhecimento geográfico em cegos congênitos e adquiridos, buscando identificar os recursos que utilizam e compreender as relações e conexões que estabelecem no processo de construção do conhecimento.
Objetivos específicos:
1. Analisar o pensamento de Vigotski, com ênfase na obra Os fundamentos de defectologia, buscando compreender a influência dos processos mentais superiores na formação do conhecimento por deficientes visuais.
2. Identificar os recursos que cegos congênitos e adquiridos usam na formação de conhecimentos geográficos;
3. Compreender as relações e conexões que cegos congênitos e adquiridos estabelecem no processo de construção de conhecimentos geográficos;
4. Evidenciar as semelhanças e diferenças entre cegos congênitos e adquiridos quanto à representação mental de objetos e fenômenos geográficos.
Objetivo geral:
Embasado no referencial vigotskiano, investigar a representação mental do conhecimento geográfico em cegos congênitos e adquiridos, buscando identificar os recursos que utilizam e compreender as relações e conexões que estabelecem no processo de construção do conhecimento.
Objetivos específicos:
1. Analisar o pensamento de Vigotski, com ênfase na obra Os fundamentos de defectologia, buscando compreender a influência dos processos mentais superiores na formação do conhecimento por deficientes visuais.
2. Identificar os recursos que cegos congênitos e adquiridos usam na formação de conhecimentos geográficos;
3. Compreender as relações e conexões que cegos congênitos e adquiridos estabelecem no processo de construção de conhecimentos geográficos;
4. Evidenciar as semelhanças e diferenças entre cegos congênitos e adquiridos quanto à representação mental de objetos e fenômenos geográficos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
04 | |||
ENÉIA JORACI MUNHOZ DE MUNHOZ | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
HENDY ANNE SANTOS GOZZI | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
ROSA ELENA NOAL | 4 | 01/10/2013 | 01/12/2014 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES | R$ 0,00 | |
CNPq | R$ 0,00 |