Nome do Projeto
A REPRESENTAÇÃO MENTAL DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO POR CEGOS CONGÊNITOS E ADQUIRIDOS: UM ESTUDO ANCORADO NO PENSAMENTO DE VIGOTSKI
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/01/2013 - 08/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
Este projeto de pesquisa concentra suas análises na área cognitivo-lingüística, que indo ao encontro dos processos mentais superiores (VIGOTSKI, 1997), abrange o pensamento conceitual, a linguagem racional, a memória lógica e a atenção voluntária, aspectos fundamentais para a construção do conhecimento na escola (BATISTA, 1998). As representações mentais dos sujeitos acerca de noções como tamanho, proporcionalidade entre elementos e medidas de tempo, assim como convenções e saberes socialmente estabelecidos fazem parte, de forma embrionária, desta área. A perspectiva da interação vivenciada pelo cego ao longo de sua vida social é considerada fator de grande influência para a construção de tais noções, tanto nos cegos congênitos como nos adquiridos. É assim que, no âmbito da Geografia, busca-se compreender melhor como os cegos congênitos e adquiridos, contextualmente considerados, representam mentalmente conceitos geográficos, evidenciando os processos de construção do conhecimento, seus recursos e associações que executam na formulação de saberes. A base empírica da pesquisa prevê o desenvolvimento de entrevistas do tipo semiestruturado, junto a doze sujeitos cegos, seis congênitos e seis adquiridos. As entrevistas serão gravadas em áudio, fotografadas e filmadas, facilitando a coleta e a interpretação dos dados da pesquisa. Utilizando a mesma abordagem metodológica com os dois grupos, os sujeitos serão questionados quanto a sua conceituação de um conjunto de objetos e fenômenos geográficos previamente selecionados.

Objetivo Geral

Objetivos

Objetivo geral:

Embasado no referencial vigotskiano, investigar a representação mental do conhecimento geográfico em cegos congênitos e adquiridos, buscando identificar os recursos que utilizam e compreender as relações e conexões que estabelecem no processo de construção do conhecimento.

Objetivos específicos:

1. Analisar o pensamento de Vigotski, com ênfase na obra Os fundamentos de defectologia, buscando compreender a influência dos processos mentais superiores na formação do conhecimento por deficientes visuais.

2. Identificar os recursos que cegos congênitos e adquiridos usam na formação de conhecimentos geográficos;

3. Compreender as relações e conexões que cegos congênitos e adquiridos estabelecem no processo de construção de conhecimentos geográficos;

4. Evidenciar as semelhanças e diferenças entre cegos congênitos e adquiridos quanto à representação mental de objetos e fenômenos geográficos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
ENÉIA JORACI MUNHOZ DE MUNHOZ1201/08/201331/07/2014
HENDY ANNE SANTOS GOZZI1201/08/201331/07/2014
ROSA ELENA NOAL401/10/201301/12/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 05:22:16 (consulta levou 0.105837s)