Nome do Projeto
GABALL UFPEL: GAme BAsed Language Learning - núcleo UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2012 - 02/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
O mundo globalizado é um conjunto de regiões, culturas e línguas diversas. Esta é uma vantagem visto que introduz uma variedade de pontos de vista e abordagens para problemas e situações comuns - entretanto, esta é uma barreira para tentativas das companias que tentam internacionalizar e estabelecer empreendimentos em parceria com o mercado europeu. O uso de uma língua intermediária, como o inglês ou o alemão, é uma solução incompleta, considerando-se que boas relações comerciais dependem da confiabilidade e pleno entendimento entre as partes. Em particular, isto pode ser um problema para micro-empresas (iniciantes) que não tem uma equipe dedicada a estes propósitos. Consequentemente, estas companhias ainda dependem vastamente de seus mercados domésticos apesar das oportunidades geradas pelo crescimento de um mercado mais exclusivo e pela vasta globalização. Em termos de negócios, o comércio e a propaganda eletrônica não estão sendo exploradas efetivamente por estas companhias. O projeto GABALL quer reforçar as habilidades das lideranças destas empresas europeias que se encontram em processo de maturação no que concerne o processo de internacionalização para com mercados interno e externo (Brasil) através de plataformas de negócios eletrônicos. O projeto terá também como alvo alunos do último ano do ensino superior que possam se tornar futuros empreendedores e estão planejando dar início a suas próprias empresas. O projeto objetivará um melhoramento das habilidades linguísticas e culturais relativas ao uso de ferramentas de comércio e propaganda eletrônica, bem como o estabelecimento de relações de plataformas sociais e o encorajamento do empreendedorismo.

Objetivo Geral

Objetivos gerais:
1. Reforçar as competências interpessoais e interculturais relevantes para a internacionalização das universidades envolvidas, bem como estabelecer joint ventures entre as mesmas.
2. Apoiar o desenvolvimento de conteúdos baseados nas TIC’s (Tecnologias da Informação), acessados a partir e uma plataforma online e móvel tendo como base uma abordagem focada em Jogos Sérios (Serious Games), constituindo assim uma prática inovadora.
3. Promover a cooperação entre universidades, formação profissional e empresas, envolvendo representantes destas áreas, bem como apoiar a divulgação de métodos inovadores, ferramentas e abordagens pedagógicas.
4. Desenvolver a integração da aprendizagem na vida profissional, promovendo a aprendizagem em ambientes propícios ao local de trabalho, tendo este como base para o desenvolvimento de competências profissionais relevantes para as necessidades do mercado de trabalho em uma era globalizada.


Objetivos específicos:
1. Determinar as necessidades cruciais para a aprendizagem dos parceiros envolvidos no projeto, através de uma pesquisa buscando elencar os interesses profissionais e culturais durante o processo.
2. Design e produção de recursos de aprendizagem inovadores (cenários role-playing) capazes de apoiar a internacionalização entre as instituições, usando situações reais em contextos profissionais, atendendo as necessidades dos gestores do projeto bem como empresas envolvidas.
3. Desenvolvimento de uma plataforma de cenários digitais, disponível em tecnologias online e móvel.
4. Garantir a qualidade, funcionalidade e adequação dos cenários de aprendizagem digitais através de testes na plataforma.
5. Difundir informações sobre o projeto e seus resultados, de modo a garantir sua visibilidade e procedimentos para garantir a sustentabilidade do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA201/12/201227/11/2014
GISSELE AZEVEDO CARDOZO417/10/201220/10/2014

Página gerada em 29/03/2024 02:37:21 (consulta levou 0.041003s)