Nome do Projeto
FATORES ASSOCIADOS À ESCOLARIZAÇÃO DE ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS DA CIDADE DE PELOTAS (RS): análise de dados dos estudos longitudinais dos nascidos em 1982, 1993 e 2004
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/12/2012 - 12/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O presente projeto dá continuidade às pesquisas que se vem desenvolvendo, com base nos dados dos Estudos Longitudinais das Crianças Nascidas em Pelotas (RS), respectivamente, em 1982 e 1993. Nesta nova etapa, pretende-se, também, incluir os dados do estudo longitudinal dos nascidos em 2004, totalizando 15.000 sujeitos (aproximadamente 5.000 de cada estudo). Os estudos são coordenados pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas, da Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Pelotas. A Faculdade de Educação (por intermédio desta pesquisadora) vem deles participando desde 1994, com projetos financiados pelo CNPq. As pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação enfocam o desempenho escolar dos integrantes desses estudos, ao longo do tempo, e os fatores a ele associados. Nesta proposta, pretende-se dar continuidade a essas pesquisas, realizando, também, comparações entre os resultados dos três estudos.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta proposta é dar continuidade às pesquisas relativas aos fatores associados ao desempenho educacional de adultos, jovens e crianças pelotenses, participantes dos três Estudos Longitudinais que acompanham todas as crianças nascidas nos hospitais da cidade de Pelotas (RS), respectivamente, em 1982, 1993 e 2004. Também se pretende realizar comparações entre os resultados dos três estudos. Os objetivos específicos, relativos a cada estudo, são os seguintes: Estudo Longitudinal dos nascidos em 1982: descrever a situação educacional dos participantes, em 2011, e analisar o poder preditivo para sucesso/fracasso escolar e profissional das Escalas de Desenvolvimento de Griffiths (teste para avaliar o desenvolvimento mental e psicomotor, aplicado aos 4,5 anos de idade, a uma amostra representativa de 360 integrantes desse estudo longitudinal). Estudo Longitudinal dos nascidos em 1993: descrever a situação educacional dos participantes, em 2010 (dados coletados no acompanhamento de 2011), e estudar as associações entre a escolarização e o uso de computador e internet. Estudo Longitudinal dos nascidos em 2004: descrever os primeiros passos no âmbito da educação formal dos participantes (dados coletados em 2010) e relacioná-los a diferentes variáveis pessoais e familiares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 23.100,00

Página gerada em 19/04/2024 21:57:03 (consulta levou 0.070478s)