Nome do Projeto
DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA: ditos e não-escritos sobre o mal-estar docente na rede estadual de ensino da cidade de Rio Grande
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2013 - 20/01/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Trata o presente projeto do planejamento de uma investigação acerca do adoecimento do profissional em educação, tendo como maior propósito fornecer ao leitor parâmetros tanto conceituais quanto históricos, bem como abordar sobre causas e consequências que levam à constituição do fenômeno, denominado na literatura vigente de mal-estar docente. Para tal, ocupa-se da rede de ensino estadual da cidade de Rio Grande-RS, mantendo como foco os professores pertencentes ao âmbito educacional, portadores de sofrimento psíquico, comprovado por frequentes atestados médicos e afastamentos do trabalho.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Pesquisar sobre o mal-estar docente na rede estadual de ensino da cidade de Rio Grande-RS.

Objetivos específicos:
• revisar a literatura brasileira sobre o mal-estar docente;
• conhecer aspectos da vida escolar que causam tal fenômeno;
• identificar as consequências para a prática professoral, geradas a partir desse sofrimento;
• mapear a frequência de atestados médicos e afastamentos do trabalho da rede estadual de ensino da cidade de Rio Grande-RS a partir dos dados fornecidos pelo 6º Núcleo CPERS/Sindicato da cidade, além do percentual referente às doenças psíquicas;
• promover a escuta de grupo de professores acometidos pelo mal-estar docente;
• intervir, por meio da oferta de ateliês de escrileituras;
• analisar o fenômeno em questão de acordo com os referencias teóricos estudados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
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TAINÁ MOLINA SCHNORR1201/08/201331/07/2014
WILLIAM SARAIVA BORGES1201/08/201331/03/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

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