Nome do Projeto
Teatro gaúcho: historiografia em construção
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/01/2013 - 21/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
A construção de uma historiografia do teatro gaúcho, ou seja, de uma escrita e de uma iconografia históricas desta produção cultural, será problematizada a partir dos materiais publicados e dos acervos documentais existentes no estado e será proposta uma outra escrita historiográfica sobre as histórias destas manifestações cênicas, aquelas já contadas e aquelas silenciadas, que compreenda este teatro como produção cultural contextualizada e descentralizada (em relação à capital Porto Alegre e ao eixo Rio-São Paulo, por exemplo).

Objetivo Geral

• Realizar ampla revisão bibliográfica sobre a temática em questão.
• Acessar acervos documentais públicos (iconográficos, textuais e audiovisuais) sobre o teatro realizado no Rio Grande do Sul a partir do início do século XX (em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul).
• Sistematizar uma possível historiografia (em construção) do teatro gaúcho: seus pesquisadores, autores, recortes, lugares teórico-metodológicos, etc.
• Organizar materiais iconográficos não publicados, a fim de analisá-los.
• Desenvolver reflexões de cunho culturalista acerca da questão da identidade gaúcha e das relações do teatro produzido no estado com os países vizinhos Argentina e Uruguai.
• Produzir capítulo sobre teatro gaúcho para publicação bilíngüe do Departamento de Línguas da Universidade de Saint Mary, San Antonio, Texas, Estados Unidos.
• Produzir capítulo/verbete sobre teatro em Pelotas para o projeto Almanaque Pelotense.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 19/04/2024 21:00:50 (consulta levou 0.036226s)