Nome do Projeto
Avaliação técnica da qualidade da água dos Recursos Hídricos, Sanga da Carvoeira e Arroio Poacá no entorno da mina de Carvão Candiota.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2013 - 31/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia Ambiental
Resumo
Caracterização e quantificação da contaminação ambiental dos recursos hídricos Sanga da Carvoeira e Arroio Poacá que se localizam no entorno da minha de carvão Candiota, que se dá a partir da atividade de mineração e através do processo de drenagem ácida, com o intuito de realizar uma avaliação técnica da qualidade da aguá dos mesmos. Este trabalho, que será feito através de sondagem com medidor de multiplos parâmetros, , por meio de leituras de pH, ORP,, temperatura e condutividade eletrica do composto fluido encontrado. Pretente verificar se o mesmo apesar das técnicas de mitigação de drenagem ácida no estéril da mineração de carvão, atualmente sofre alguma influência da atividade mencionada nos escoamentos superficiais e, caso isto ocorra, por consequência contamina o ambiente em volta. Justifica essa pesquisa o conhecimento de que a acidificação de fluidos percolanetes no estéril induzam a mobilização de metais pesados, que quando liberados podem chegar até os escoamentos, de lá ser incorporado por plantas e animais e com isso alcançar a cadeia alimentar humana

Objetivo Geral

Verificar a qualidade da água, e a influência sazonal, dos escoamentos superficiais que contornam a mina de Candiota, através da medição dos níveis de pH, ORP, oxigênio dissolvido (OD) e condutividade elétrica, avaliando assim a eficiência dos métodos de prevenção da acidificação e a garantia da continuidade dos vários usos para esses corpos d’água.
Produzir um relatório final contendo essas avaliações quantitativas e qualitativas, comparando com os níveis propostos pela FEPAM.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
08
08

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 10:35:23 (consulta levou 0.041379s)