Nome do Projeto
REAVALIANDO AS FUNÇÕES DO FEEDBACK AUMENTADO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2013 - 03/01/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Resultados de estudos recentes sobre as funções do feedback aumentado (Chiviacowsky & Wulf, 2002; 2005; 2007; Wulf, Chiviacowsky & Lewthwaite, in press) têm demonstrado que fatores motivacionais não possuem apenas efeitos transitórios sobre o desempenho, podendo afetar diretamente a aprendizagem motora. O foco do presente plano de estudos será investigar a influência das funções informativas e motivacionais do feedback aumentado na aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório. Em um primeiro experimento, dois grupos de participantes receberão feedback em todas as tentativas, com exceção das tentativas que estiverem dentro de uma faixa de amplitude de erro de 20%. O grupo FM (feedback motivacional) será informado que não receberá feedback nas tentativas em que forem melhores que a média das pessoas que praticam a tarefa (feedback normativo). Já o grupo FI (feedback informacional) será informado que não receberá informações de feedback quando o seu movimento for considerado eficiente. A hipótese colocada é que o grupo FM obtenha melhores resultados de aprendizagem, medidos em teste de retenção e transferência, que o grupo FI, mostrando que a função motivacional do feedback pode exercer mais do que efeitos indiretos sobre a aprendizagem e que a extensão em que o feedback produz estados motivacionais –positivos ou negativos- no aprendiz possui forte impacto no mesmo.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo será investigar a influência das funções informativas e motivacionais do feedback aumentado na aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

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