Nome do Projeto
Mídias e tecnologias no contexto escolar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/01/2013 - 14/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Linguística
Resumo
A projeto se articula em três eixos: 1º) Levantamento da adesão do macroconceito “Comunicação e uso de mídias” do programa governamental “Mais Educação” nas Coordenadorias de Educação de Pelotas e Palmeira das Missões. Será avaliada a relevância ou não desse macroconceito no referido programa, bem como a análise do funcionamento das atividades em escolas que tenham aderido ao macroconceito. 2º) Análise das práticas de uso das diferentes mídias em sala de aula nos municípios de Pelotas e Frederico Westphalen. A partir de questionários, entrevistas e observações, serão analisadas práticas escolares que incorporam mídias e tecnologias. As escolas públicas dispõem de equipamentos, laboratórios e espaços de aprendizagem que permitem acesso à Internet, e também recursos para oferecer conteúdos de diferentes meios – televisão, datashow, jornais, livros, etc. Assim, propõe-se analisar de que forma a escola se apropriou das mídias e das novas tecnologia e como desenvolve o trabalho. 3ª) Complementando a análise do eixo anterior, propõe a análise do discurso acerca do uso das mídias e das tecnologias na escola. Destaca-se aqui o discurso sobre mídia e tecnologia no ambiente escolar produzido pelos diferentes participantes – direção, coordenação pedagógica, corpo docente e discente; interessa compreender como se expressa a contradição intrínseca que dispõem, de um lado, a euforia quanto aos avanços que o uso de mídias e novas tecnologias proporcionam e, de outro, a realidade escolar com, muitas vezes, a falta de recursos e a falta de preparo de professores para atuarem no campo da educomunicação.

Objetivo Geral

Objetivo geral
O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma se dá a inserção das mídias e das novas tecnologias no espaço escolar de sala de aula.
Objetivos específicos
a) Levantar o número de escolas que aderiram ao programa “Mais Educação” e, destas, quantas adotaram a realização de atividades relacionadas ao macroconceito “Comunicação e uso de mídias” nas Coordenadorias Regionais da Educação (CRE) de Pelotas e de Palmeira das Missões.
b) A partir do levantamento junto às CREs, avaliar a implantação e a relevância desse macroconceito nas escolas vinculadas à CRE Pelotas à CRE Palmeira das Missões.
c) Analisar os aspectos técnicos (estruturais) e didático-metodológicos das atividades desenvolvidas no âmbito escolar que envolvem comunicação, mídia e tecnologia nas diferentes áreas de ensino;
d) Analisar o discurso acerca da relação entre a escola, mídias e novas tecnologias.
d) Apresentar os resultados dos levantamentos propostos nos objetivos anteriores às CREs e escolas públicas envolvidas no estudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
6
6
MATEUS GUIMARÃES BUNDE1201/08/201330/04/2014
VALQUÍRIA LOPES STEPHAN1201/05/201431/07/2014

Página gerada em 20/04/2024 03:21:25 (consulta levou 0.046267s)