Nome do Projeto
Adaptação de um modelo matemático baseado em processos e seu uso no estudo do impacto da mudança climática sobre a produtividade da soja no Rio Grande do Sul.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2012 - 03/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometerologia
Resumo
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e a principal fonte de óleo vegetal do mundo. O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado produtor de soja onde são cultivados anualmente em torno de 4 milhões de hectares e colhidos em torno de 10 milhões de toneladas de soja, sendo a cultura agrícola mais importante desse Estado. Os objetivos desta proposta são (i) calibrar e avaliar o modelo SoySim para simular o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade de soja no Estado do Rio Grande do Sul e (ii) simular o impacto de cenários de mudança climática sobre a produtividade de soja no Estado do Rio Grande do Sul e as metas são (i) melhorar a infra-estrutura e criar uma rede de pesquisa em agrometeorologia entre UFSM (Instituição Coordenadora), UFPel, UNIPAMPA-Campus Itaqui e Instituto Federal Farroupilha-Campus de Santo Augusto, (ii) contribuir para formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação na área de modelagem agrícola e previsão de safras agrícolas e (iii) publicar artigos científicos em revistas de impacto igual ou superior a Qualis B1. A produtividade de soja será simulada pelo modelo SoySim, um modelo baseado em processos desenvolvido nos Estados Unidos e que ainda não foi usado no Brasil, e portanto precisa ser adaptado para as cultivares brasileiras de soja. Experimentos de campo com onze cultivares de soja serão realizados em sete locais distribuídos em distintas regiões climáticas e produtoras de soja do RS durante os anos agrícolas 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015. Após adaptado, que consistirá na calibração e teste com dados independentes, o modelo SoySim será rodado nas diferentes regiões produtoras de soja do estado do Rio Grande do Sul no cenário atual e em cenários climáticos futuros. A abordagem principal, e que é um diferencial desta proposta, é adaptar e testar o modelo de previsão de soja com dados experimentais e de lavouras comerciais, com diferentes níveis tecnológicos (alto, médio e baixo) em diferentes regiões no Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

Calibrar e avaliar o modelo SoySim para simular o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade de soja no Estado do Rio Grande do Sul e simular o impacto de cenários de mudança climática sobre a produtividade de soja no Estado do Rio Grande do Sul

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
3
3
3
4
4
4
4
4

Página gerada em 25/04/2024 01:40:31 (consulta levou 0.156009s)