Nome do Projeto
A racionalidade comunicativa e docência: o ponto de vista moral e sua correlação com o exercício da docência em uma sociedade laica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2013 - 02/04/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Resumo
Este projeto é, em certa medida, um desdobramento do outro projeto – que pode ser considerado como mais amplo. Por isso, a terminologia segue as mesmas designações. Nesse sentido, adotamos a expressão racionalidade comunicativa na medida em que ela presume o papel do sujeito comunicativo enquanto coator. Essa ideia apresenta exigências normativas muito fortes, pois a interação supõe um diálogo interativo voltado ao compromisso entre os próprios sujeitos. A simetria entre os participantes significa que todos têm sua contribuição a dar. Por isso, o ponto de vista moral, além de superar o “individualismo possessivo”, engendra uma perspectiva normativa que se apresenta como alternativa ao modelo instrumentalizador dos sujeitos, das relações e da própria formação (ou educação).

Objetivo Geral

Geral:
- Identificar a relação entre racionalidade comunicativa e docência como aspecto alizador para o exercício da profissão em uma sociedade em processo de laicização. Específicos:
- situar a especificidade da profissão docente em um mundo em transformação;
- desenhar o "sentido" da profissão docência desde uma historeografia da própria profissão;
- identificar os desafios que o exercício da docência deve enfrentar diante das exigências dos tempos atuais;
- evidenciar a "profissionalização da docência" frente às pedagogias atuais;
- elaborar um código profissional para o exercício da docência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
10

Página gerada em 14/12/2018 13:13:29 (consulta levou 0.077456s)