Nome do Projeto
Medição de grandezas elétricas para inferir variações no meio em sistemas agitados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/03/2013 - 18/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica - Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
Resumo
No caso de reações de polimerização a falta de estabilidade do látex pode levar a coalescência total ou parcial do meio reacional. Dependendo da forma, do tamanho e da quantidade de coágulos e/ou camadas de polímero que vierem a se formar dentro do reator, o prejuízo pode ser muito superior à produção de um produto de baixa qualidade. Nestes casos é preciso desenvolver ferramentas para evitar o desperdício de materiais e a parada desnecessária da planta ou processo. Embora exaustivos testes, em unidades experimentais piloto sejam realizados previamente, nem sempre é possível prever se pequenas alterações na receita do produto final vão ou não gerar situações de risco ao operador, no caso da agitação de produtos químicos nocivos ao ser humano ou se as consequências serão o entupimento de válvulas e motobombas e no pior caso danos ao reator e seus periféricos. Evitar estas situações potencialmente perigosas e onerosas do ponto de vista de custo operacional é o principal objetivo do presente projeto. No entanto é notável que ao se efetuar medidas elétricas e analisá-las, outras importantes conclusões podem ser extraídas, principalmente por causa da conexão entre os circuitos elétricos. Sugestões e/ou correções com relação a qualidade da energia podem resultar como consequência destas medições. Desenvolver um dispositivo de baixo custo que sirva de alarme e indique o bom ou o mau uso do sistema de agitação é com certeza um dos resultados esperados.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Medir grandezas elétricas para inferir variações no meio em sistemas agitados. Desenvolver software e hardware para tanto.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos são:
- Ampliar o conhecimento adquirido com reações de polimerização por Esposito (2010) para qualquer sistema agitado que esteja em reação ou não.
- Analisar as grandezas elétricas relacionadas com a variação de carga no eixo de motores de corrente contínua (CC).
- Realizar experimentos com sistemas agitados que utilizem motor CC e necessitem de variação de velocidade ao longo do processo.
- Analisar as grandezas elétricas relacionadas com a variação de carga no eixo de motores de corrente alternada (CA), monofásicos ou trifásicos conectados a inversores de frequência ou não.
- Realizar experimentos com sistemas agitados que utilizem motor CA e necessitem de variação de velocidade ao longo do processo.
- Avaliar a influência de redutores mecânicos de velocidade acoplados ao eixo de motores CC ou CA, nas medições das variáveis elétricas em sistemas agitados.
- Analisar casos onde são utilizados motores hidráulicos e motores elétricos.
- Avaliar a relação entre as grandezas elétricas (tensão e corrente elétrica) e físicas (temperatura) ou químicas (peso molecular) ou derivadas (viscosidade).
- Definir regras e hipóteses para o controle seguro e robusto de sistemas de agitação.
- Estudo de caso relacionado: misturadores, esteiras, dosadores, processos de extrusão.
- Avaliar a possibilidade de ampliação de escala aplicando a tecnologia desenvolvida em processos industriais que necessitem de agitação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
08
ANDREI BORGES GALLO LA ROSA801/05/201301/03/2015
FELIPE VESENICK RADEL1201/08/201431/07/2015
GABRIEL IEPSEN WESTPHAL414/03/201618/03/2016
GISANÁRA DORS218/03/201318/03/2016
GUILHERME PEREIRA PAIM818/03/201330/04/2014
PEDRO TAUÃ LOPES PEREIRA414/03/201618/03/2016

Página gerada em 29/03/2024 09:12:36 (consulta levou 0.061425s)