Nome do Projeto
Relações entre correlação serial e volatilidade em mercados acionários de países emergentes
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/02/2013 - 06/08/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos e Modelos Matemát. , Econométricos e Estatísticos
Resumo
Este projeto pretende investigar a ligação entre correlação serial e volatilidade para os mercados acionários da América Latina. Para a estimação da volatilidade utilizamos um modelo autorregressivo generalizado exponencial com heteroscedasticidade condicional, amplamente aplicado para modelar a variância condicional de ativos financeiros. Para construir uma medida de correlação serial utilizamos uma estatística de razão de variância onde a defasagem é calculada endogenamente. Uma vez obtidas as estimativas, analisamos a relação entre elas e identificamos possíveis padrões que possam ajudar a compreender a ineficiência na precificação destes mercados.

Objetivo Geral

O principal objetivo do projeto é coletar evidências de previsibilidade e ineficiência na precificação de mercados acionários na América Latina através da utilização de métodos econométricos que captem alguns aspectos das falhas na precificação expostas por tópicos de finanças comportamentais como efeito manada e reação exagerada dos agentes.
Os objetivos específicos são o estudo da relação existente entre volatilidade e correlação serial nos mercados da América Latina, bem como a identificação de outros padrões de previsibilidade. Os resultados têm o intuito de responder as seguintes perguntas, entre outras: 1) A volatilidade afeta significativamente a correlação serial dos retornos acionários? 2) Há alguma relação entre volatilidade e eficiência nesses mercados? 3) Quais os efeitos da crise de 2008 nessas relações?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 11/12/2018 05:08:37 (consulta levou 0.087555s)