Nome do Projeto
Avaliações ecocardiográficas e radiográficas do coração de cães relacionando com os sinais clínicos e eletrocardiográficos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/03/2013 - 16/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirúrgia Animal
Resumo
Manifestações de doenças cardíacas podem estar presentes mesmo que o animal não se apresente num quadro de insuficiência cardíaca. Uma avaliação complementar, utilizando radiografia torácica, eletrocardiografia, ecocardiografia e algumas vezes outros testes, são geralmente indicados quando os sinais sugestivos de doença cardíaca estão presentes.Visto a importância que as alterações cardíacas representam para a clínica de pequenos animais e da necessidade de diagnóstico precoce e de um serviço especializado no diagnóstico das variadas cardiopatias propõe-se este projeto que busca implementar um serviço especializado em cardiologia no Hospital de Clinicas Veterinária (HCV-UFPel), tendo como centro a radiografia torácica e a ultrassonografia cardíaca a fim de relacionar possíveis alterações de imagem com os achados clínicos e com o traçado eletrocardiográfico, determinando um diagnóstico preciso para os clínicos veterinários, próprios do HCV quanto para os veterinários de clínicas particulares da cidade de Pelotas e de cidades vizinhas.

Objetivo Geral

Avaliar a ecocardiografia cardíaca e radiografia torácica como auxílio no diagnóstico precoce e preciso em cães adultos com sinais clínicos ou não de cardiopatias. Descrever os achados da radiografia e da ecocardiografia torácica em pacientes com e sem sintomatologia cardíaca. Relacionar os achados da radiografia e da ecocardiografia torácica, com os dados de resenha e da avaliação clínica dos pacientes estudados. Relacionar os achados da radiografia e da ecocardiografia torácica com o traçado eletrocardiográfico nos animais estudados. Relacionar os achados da radiografia e da ecocardiografia torácica com os níveis de troponinas cardíacos e creatinofosfoquinase. Implementar o serviço de cardiologia junto ao HCV.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
4
12
12

Página gerada em 25/04/2024 09:02:04 (consulta levou 0.050098s)