Nome do Projeto
PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NOS ENGENHOS DE GRÃOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM VISTAS A IDENTIFICAR OS PRINCÍPAIS RISCOS E PROPOR AÇÕES PARA MINIMIZAR INCIDENTES
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 02/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Higiene e Segurança do Trabalho
Resumo
Apesar de sua importância, o tema Segurança e Saúde no Trabalho (SST) ainda carece de estudo e ações com vistas à obtenção de melhorias. Um caso particular deste cenário ocorre nos engenhos de grãos, sobretudo no que se refere à proteção de partes em máquinas e equipamentos em movimento. Sendo assim, este projeto se propõe a investigar nos engenhos de grãos da região de Pelotas quais as características dos riscos e pontos em que estes são mais críticos e evidentes em equipamentos e máquinas com elementos em movimento. Como objetivos específicos, busca-se ainda investigar quais as características econômicas e físicas do setor de armazenamento e beneficiamento de grãos na região de Pelotas, bem como em que nível se encontra presente nos equipamentos o uso de elementos em movimentos. Pretende-se também fazer um levantamento das características dos riscos existentes nos locais críticos no que se refere a sua ocorrência, frequência e severidade e propor meios para implantação ou melhoria de proteção nas máquinas e equipamentos nos locais sob estudo. Por fim, pretende-se propor um modelo conceitual de levantamento e investigação dos riscos associados à presença de elementos em movimento de máquinas e equipamentos para engenhos de grãos. Está previsto durante o projeto a realização de atividades a caracterização do setor produtivo de armazenagem e beneficiamento de grãos, entrevistas, registros de imagens, aplicação de checklists e tratamento de dados, tanto pelo uso de abordagem qualitativa como quantitativa. Para tanto, o projeto contará com uma metodologia composta por cinco etapas, sendo elas a prospecção inicial e caracterização da amostra, a identificação dos perigos, a análise e avaliação dos riscos, o tratamento dos riscos e, por fim, a conclusão do projeto. Do ponto de vista dos resultados este projeto permitirá não só ganhos em termos de pesquisa, mas também na geração de informações aplicáveis a ações futuras em termos de extensão e ensino.

Objetivo Geral

O objetivo geral consiste em investigar nos engenhos de grãos da região de Pelotas quais as características dos riscos e pontos em que estes são mais críticos e evidentes em equipamentos e máquinas com elementos em movimento. Como objetivos específicos, busca-se ainda investigar quais as características econômicas e físicas do setor de armazenamento e beneficiamento de grãos na região de Pelotas, bem como em que nível se encontra presente nos equipamentos o uso de elementos em movimentos. Pretende-se também fazer um levantamento das características dos riscos existentes nos locais críticos no que se refere a sua ocorrência, frequência e severidade e propor meios para implantação ou melhoria de proteção nas máquinas e equipamentos nos locais sob estudo. Por fim, pretende-se propor um modelo conceitual de levantamento e investigação dos riscos associados à presença de elementos em movimento de máquinas e equipamentos para engenhos de grãos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESTELA SCHNEIDER MÜLLER1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 20/04/2024 08:58:14 (consulta levou 0.059883s)