Nome do Projeto
Atenção Primário à Saúde na detecção de casos de tuberculose em municípios prioritários do Sul do Brasil: desafios e investimentos em estratégias de informação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2012 - 02/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Resumo
A detecção de casos é a principal ação para o controle da tuberculose (TB), uma vez que identifica as fontes de infecção, agiliza o tratamento, quebra a cadeia de transmissão da doença e potencializa as chances de cura do doente. Sistemas de saúde frágeis, a falta de integração entre os diferentes serviços de saúde, recursos humanos inadequados e pobre infraestrutura laboratorial continuam como obstáculos para a expansão das ações e da qualidade dos serviços de saúde na atenção à TB. Investimentos na avaliação de serviços de saúde - principalmente no âmbito da atenção primária à saúde- são de relevância em virtude do potencial para contribuir diretamente no controle da doença, uma vez que tem o território e a família como objeto de trabalho, visando identificar as fragilidades e os desafios a serem enfrentados nesse nível de atenção. Ainda são fundamentais, estudos voltados para a qualificação dos sistemas de informação em saúde e fortalecimento da estrutura da rede laboratorial pública de saúde. OBJETIVO: Avaliar o desempenho dos serviços de atenção primária à saúde na detecção de casos de TB pulmonar em municípios prioritários do sul do Brasil e implementar tecnologia de informação avaliando seu impacto na qualidade e integração de ações entre os serviços de saúde. METODOS: Estudo de avaliação de serviços de saúde de abordagens quantitativa e qualitativa em quatro municípios prioritários para o controle da TB no estado Rio Grande do Sul (Pelotas, Canoas, Sapucaia do Sul e Santa Cruz do Sul). O estudo será desenvolvido com análise de fontes secundárias (Livros de Registro e prontuários) e fontes primárias (doentes de TB) e será implementado um sistema de registro informatizado online, que concentra uma versão digital dos documentos de registro utilizados na detecção, diagnóstico e tratamento dos casos de TB, além de um prontuário eletrônico para acompanhamento do caso. Utilizar-se-à para análise dos dados de análise de frequências relativas e absolutas, de medidas de dispersão (média, mediana e desvio padrão) e intervalos de confiança (95%), análise de variância, teste Qui-Quadrado para proporções, Teste Exato de Fisher, Análise de Correspondência Múltipla e Análise de Discurso.

Objetivo Geral

Avaliar o desempenho dos serviços de atenção primária à saúde na detecção de casos de tuberculose pulmonar em municípios prioritários do sul do Brasil e implementar tecnologia de informação avaliando seu impacto na qualidade e integração de ações entre os serviços de saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
6
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 128.227,44

Página gerada em 17/04/2024 21:20:14 (consulta levou 0.087323s)