Nome do Projeto
Adiposidade aos 6-7 anos de idade na Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 02/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A composição corporal de um indivíduo reflete o acúmulo de nutrientes adquiridos e retidos pelo corpo ao longo do tempo. Seus componentes variam de elementos a tecidos e órgãos, formando conjuntos que dão massa, forma e funções para todos os seres vivos. A avaliação da composição corporal em crianças, especialmente as medidas relacionadas à gordura, tem ganhado importância devido à possibilidade de detectar precocemente possíveis alterações, que podem levar a prejuízos para a saúde, mais tarde na vida. Rápidas mudanças físicas ocorrem no período pós-natal, durante a infância e adolescência, e estendem-se, em menor velocidade, até a idade adulta. Nesse sentido, sugere-se que o início e o meio da infância, bem como a fase da adolescência, sejam períodos críticos para o início do desenvolvimento da obesidade. O crescente interesse em medir a gordura corporal em crianças deve-se ainda ao desenvolvimento de novos métodos, que permitem medir adequadamente a composição corporal nessa faixa etária. O reconhecimento e consciência cada vez maiores sobre os possíveis efeitos que um desequilíbrio precoce na composição corporal pode causar mais tarde na vida também contribui para o interesse nos estudos da gordura corporal na infância. A Coorte de Nascimentos de 2004 possui informações coletadas desde o estudo perinatal sobre a saúde das crianças nascidas no referido ano em Pelotas. No último acompanhamento, quando as crianças tinham 6-7 anos de idade, medidas de composição corporal foram realizadas através de equipamentos sofisticados e adequados para crianças. A disponibilidade dessas medidas, juntamente com variáveis precoces e contemporâneas, será útil na identificação da adiposidade aos 6-7 anos de idade, bem como na avaliação de fatores a ela associados, entre eles o padrão e a duração da amamentação. Assim, essa tese de doutorado pretende contribuir com o conhecimento atual sobre a quantidade absoluta e relativa de gordura corporal aos 6-7 anos de idade e sobre o papel da amamentação em sua variação.

Objetivo Geral

Geral
Avaliar a adiposidade aos 6-7 anos de idade entre crianças da Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas, RS.



Específicos
Revisar a literatura sobre adiposidade na infância medida através de métodos indiretos de avaliação da gordura corporal.

Descrever a adiposidade (GCT, %GC e IMG) em crianças aos 6-7 anos de idade, de acordo com características maternas (nível econômico e escolaridade) e da criança ao nascer (idade gestacional e cor da pele).

Avaliar a associação do padrão de amamentação (exclusiva, predominante, parcial ou desmame) aos três meses e da duração do aleitamento materno total com adiposidade aos 6-7 anos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
16
DENISE PETRUCCI GIGANTE215/07/201302/03/2015
ROBERTA DE VARGAS ZANINI2015/07/201302/03/2015

Página gerada em 29/03/2024 10:52:54 (consulta levou 0.073975s)