Nome do Projeto
A modernização da matemática em instituições escolares de Pelotas-RS (1950-1979)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2013 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
O presente projeto se associa ao projeto em andamento na UFPEL, “Acervos escolares: possibilidades de pesquisa, ensino e extensão no campo da história da educação” (AMARAL, 2010) se propondo a analisar as práticas educativas de matemática nas duas instituições escolares vinculadas ao projeto mencionado, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha”, criada em 1913 e no Colégio Municipal Pelotense, criado em 1902, especialmente durante a segunda metade do século XX, com base no acervo disponível nas próprias instituições e no Centro de Documentação do CEIHE/UFPel (CEDOC). Tal proposta acompanha o crescente esforço, ocorrido em todo o país, para produzir análises históricas dos processos de apropriação e institucionalização de padrões modernos no ensino da matemática durante o século XX. Em tais trabalhos, se reconhece que ainda muito há para ser feito no que se refere a pesquisas que analisem as práticas de ensino e de aprendizagem acontecidas no interior de escolas brasileiras nesse período. Em Pelotas, sabe-se que até o momento, não foram feitas análises históricas a respeito das práticas escolares de ensino/aprendizagem de matemática com base no material coletado e preservado do acervo documental dessas instituições escolares, disponível no CEDOC/UFPel, o que justifica o esforço em suprir tal lacuna historiográfica.

Objetivo Geral

Geral
Analisar historicamente as formas de apropriação da matemática moderna na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha” e no Colégio Municipal Pelotense, especialmente entre os anos de 1950 e 1970.

Específicos
1. Localizar, organizar e catalogar o acervo relacionado ao ensino de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha” e do Colégio Municipal Pelotense, referente ao século XX;
2. Ampliar o acervo do Centro de documentação do CEIHE/UFPel relacionado com o ensino de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha” e no Colégio Municipal Pelotense;
3.Estabelecer parcerias entre os diferentes sujeitos interessados na matemática praticada na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha” e no Colégio Municipal Pelotense, especialmente durante o século XX, visando contribuir para a reconstrução da história da educação local/regional e a preservação da memória institucional;
4.Analisar historicamente as relações entre institucionalização e apropriação da matemática moderna nas práticas de ensino/aprendizagem da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix da Cunha” e do Colégio Municipal Pelotense, especialmente entre os anos de 1950 e 1970.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA MADEIRA VIEIRA224/03/201417/12/2014
CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA226/08/201320/12/2014
FRANCINE FERNANDES ARAUJO224/03/201417/12/2014
LAURA LEAL MOREIRA224/03/201417/12/2014
LUCIANE BICHET LUZ224/03/201417/12/2014
MAKELE VERÔNICA HEIDT218/08/201417/12/2014
MICHELE GIEHL DE OLIVEIRA218/08/201417/12/2014
MÉLANY SILVA DOS SANTOS214/10/201317/12/2014
RAMAIRA JACIRA FAGUNDES RAMOS218/08/201417/12/2014

Página gerada em 18/11/2019 12:14:15 (consulta levou 0.082920s)