Nome do Projeto
Marcadores do Consumo Alimentar em Indivíduos Adultos Hipertensos e/ou Diabéticos do Município de Nova Boa Vista-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/05/2013 - 20/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
O município de Nova Boa Vista-RS está localizado ao norte do estado e se configura em uma cidade de pequeno porte (população estimada em 2000 habitantes - segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE no ano de 2010), com características predominantemente rurais e etnia alemã. Nova Boa Vista apresenta cerca de 400 habitantes diagnosticados com HAS e/ou DM segundo dados obtidos junto ao Sistema de Atenção Básica (SIAB) do município, número bastante expressivo quando comparado à população total. As altas prevalências de HAS e DM (20%) em média, encontradas no município de Nova Boa Vista estão de acordo com as de outras populações com características culturais e demográficas semelhantes. O município de Barra Funda, localizado ao norte do estado, com população estimada pelo IBGE no ano de 2010em 2367 habitantes, apresentou 374 hipertensos (15,8%) e 94 diabéticos (4%) de acordo com o SIAB do município. Coqueiros do Sul, município de origem predominantemente alemã e população de 2457 habitantes em 2010, apresentou 626 indivíduos cadastrados com HAS(25%) e 108 com DM(4.4%).Esses dados reforçam a importância do estudo para a região,a qual mostra altas taxas de HAS e DM. Além disso, vale ressaltar que a HAS e o DM pertencem a um conjunto de doenças crônicas que aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. As doenças cardiovasculares aumentam o número de internações hospitalares, ocasionando custos médicos e socioeconômicos elevados para saúde pública do país, fazendo-se necessário reduzir o surgimento de novos casos (prevenção) e controlar a progressão de ambas as doenças, tendo em vista seu impacto sobre a sociedade (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2010) Sabendo-se que o consumo alimentar é um dos principais mecanismos de controle, tratamento e manejo da HAS e do DM, o presente estudo pretende descrever os marcadores de consumo alimentar dessa população, tendo em vista a peculiaridade da etnia alemã que é predominante na região. Este conhecimento possibilitará a inclusão de estratégias na unidade básica de saúde que enfatizem a promoção da alimentação saudável visando melhorias na qualidade de vida desta população.

Objetivo Geral

Geral

Descrever os marcadores de consumo alimentar propostos pelo SISVAN em adultos, hipertensos e diabéticos, do município de Nova Boa Vista-RS e fatores associados.


Específicos
Identificar e descrever os marcadores de consumo alimentar propostos pelo SISVAN em adultos, hipertensos e diabéticos, de acordo com:
 Sexo
 Escolaridade
 Idade
 Nível econômico
 Local de residência
 Autopercepção de saúde
 Tempo de enfermidade
 História familiar de HAS e DM
 Recebimento de orientação sobre alimentação
 Recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KELLI DESTRI1220/05/201320/05/2014
ROBERTA DE VARGAS ZANINI220/05/201320/05/2014

Página gerada em 25/04/2024 16:38:13 (consulta levou 0.049219s)