Nome do Projeto
A CIRCULAÇÃO DO IDEÁRIO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NO RIO GRANDE DO SUL (COLEÇÃO NOSSA TERRA NOSSA GENTE 1960 - 1978)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/07/2013 - 31/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
Diferentes pesquisadores têm se dedicado ao estudo de um importante capítulo da história da Educação Matemática no Brasil – Movimento da Matemática Moderna (MMM). Entretanto, ao se analisar a produção na área nos deparamos com trabalhos majoritariamente dedicados ao ensino ginasial e colegial, a exemplo dos diferentes projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) no estado de São Paulo. O ensino primário tem sido objeto de diferentes pesquisas, porém essas pesquisas têm-se concentrado no campo da História da Alfabetização, tendo como foco o ensino da escrita e da leitura. Como pesquisador do grupo HISALES/FAE/UFPEL (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares) e com particular interesse sobre as pesquisas sobre Livros Escolares, bem como na condição de professor de Matemática, ao analisar a produção didática gaúcha para esse nível de ensino, identifiquei a grande presença de elementos do ideário do MMM nos livros produzidos por autoras gaúchas. Entre esses elementos podem-se destacar princípios da teoria dos conjuntos, de topologia, tópicos de aritmética e símbolos de matemática trazidos pelo MMM ao ensino brasileiro. Motivado pelos achados nos livros didáticos produzidos no RS, e da hipótese de que o MMM, tão difundido na década de 60 no ensino brasileiro, nos níveis ginasial e colegial, teve repercussão também nas propostas dirigidas ao primário, tendo influenciado a produção de livros didáticos no estado do RS, propõe-se o presente projeto, que pretende analisar na produção de diferentes autoras, qual a presença do Movimento da Matemática Moderna nessas obras.

Objetivo Geral

Objetivo geral: identificar e analisar a presença da Matemática Moderna na coleção Nossa Terra Nossa Gente, de autoria de Cecy Cordeiro Thofehrn e Nelly Cunha, escrita na década de 1970.
Objetivos específicos:
- Descrever e analisar as coleções Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente, produzidas, em co-autoria, por Cecy Cordeiro Thofehrn e Nelly Cunha.
- Empreender estudos comparativos dessas coleções, buscando relações existentes entre ambas e suas diferenças.
- Analisar como são propostos os conteúdos e exercícios de Matemática nesses livros.
- Examinar a legislação da época em busca de orientações para o ensino de Matemática e para a produção de livros didáticos, em especial a documentação do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) do Rio Grande do Sul, dado o papel de “controle ” exercido por esse órgão no que se refere a adoção de livros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 19/04/2024 04:04:53 (consulta levou 0.056163s)