Nome do Projeto
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Linguística
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar fenômenos sintáticos presentes em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPel. Para tanto, a pesquisa valer-se-á de dados de um banco de textos construído com redações do vestibular de verão 2007, as quais foram devidamente digitadas e armazenadas em cd-room. Ela pretende ainda contribuir para que os alunos dos cursos de Letras tornem-se capazes de reconhecer, nos supostos erros gramaticais, propriedades da gramática natural dos candidatos, a fim de que possam questionar a noção folclórica de erro. Esta pesquisa pretende, portanto, descrever e procurar explicar o conhecimento de linguagem dos candidatos ao vestibular, para que a universidade consiga futuramente apresentar à comunidade escolar características da gramática interna das pessoas que concluem o ensino médio, bem como as divergências existentes entre as regras dessa gramática e aquelas preceituadas pela Gramática Tradicional. A universidade poderá ainda prover os professores do ensino fundamental e médio de fundamentação teórica que lhes permita compreender tais fenômenos.

Objetivo Geral

Desenvolver estudos e análises do português brasileiro - em especial, no que diz respeito à sintaxe-, articulando-os com o grupo de pesquisa "Descrição e análise de fenômenos do português do extremo sul do Brasil".
Oportunizar um debate teórico que confronte as propostas de trabalho defendidas pelo ensino tradicional de língua materna e por abordagens linguísticas.
Analisar criticamente a teoria da Gramática Tradicional, cotejando-a com teorias linguísticas de perspectiva gerativista.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS ANTONELLI401/07/201301/07/2017

Página gerada em 28/03/2024 13:34:01 (consulta levou 0.040112s)