Nome do Projeto
Avaliação da relação entre temperamento e transtornos mentais: uma interface entre psicometria, psiquiatria e epidemiologia
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/06/2013 - 31/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia
Resumo
O modelo de temperamento emocional e afetivo estrutura a mente em 9 dimensões emocionais (vontade, desejo, raiva, controle, inibição, ansiedade, sensibilidade, maturidade e estabilidade) que se organizam em 12 tipos afetivos que se organizam em quatro grupos (estáveis, instáveis, externalizados e internalizados). Tais traços e tipos apresentam diversas implicações para o entendimento das diferenças individuais tanto em sua vertente adaptativa quanto patológica. A presente pesquisa tem como objetivo avançar no entendimento deste modelo enfatizando a sua relação com com base nos dados produzidos por um estudo epidemiológico de base comunitária (adultos entre 15 e 35 anos) recentemente concluído na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Contamos com um total de 1714 participantes voluntários que foram avaliados com base em seu temperamento, presença de psicopatologia e histórico de vivências traumáticas.

Objetivo Geral

Pretende-se avançar no entendimento da relação entre temperamento e psicopatologia, por meio do avaliação da relação entre medidas objetivas de temperamento afetivo (tipos psicológicos) e emocional (traços das diferenças individuais) com medidas discretas e continuas de transtornos mentais. Ademais, objetiva-se entender a relação entre temperamento, experiências traumáticas e psicopatologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 54.000,00

Página gerada em 20/04/2024 05:01:34 (consulta levou 0.037602s)