Nome do Projeto
Educação e Filosofia: investigando diálogos no pensamento de Paulo Freire.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2013 - 31/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
Através deste projeto de pesquisa, pretendemos identificar a base filosófica incorporada na matriz do pensamento político e pedagógico de Paulo Freire. Serão revisitadas, inicialmente, as correntes cuja influência se fazem mais presentes: Existencialismo (marcante no início de sua obra), Personalismo, Fenomenologia, Humanismo Cristão e Marxismo (onde aparece a visão dialética, principalmente a partir das obras escritas no exílio). Num segundo momento, buscaremos compreender a eventual presença da “Filosofia da Linguagem” no pensamento freireano.

Objetivo Geral

. Investigar a consistência da relação existente no pensamento de Freire entre o humanismo cristão e o marxismo;

2. Dimensionar o possível “ecletismo” freireano, no que diz respeito ao vigor do mesmo com relação ao propósito libertador da Educação Problematizadora;

3. Investigar a eventual influência do movimento conhecido como “Virada Lingüística” no pensamento de Paulo Freire

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDETE ROBALOS DA CRUZ2001/08/201301/03/2014
CLAUDIA BATTESTIN2001/08/201301/03/2014
DANIELLI PEREIRA ROSADO2001/08/201301/03/2014
GERSON NEI LEMOS SCHULZ2001/08/201331/07/2014
MAURICIO MEZZOMO DIAS2001/08/201331/07/2014
MAURICIO MEZZOMO DIAS1201/08/201328/02/2014
PRISCILA MONTEIRO CHAVES2001/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)R$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 17/06/2019 06:05:17 (consulta levou 0.089735s)