Nome do Projeto
Os sentidos da prática na formação de professores: das políticas como texto às políticas em ação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2013 - 01/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
Durante a formação inicial, há ênfase e valorização ao saber adquirido com a experiência pedagógica com a mesma intensidade (ou mais) que se valoriza o saber do conhecimento específico dos conteúdos da área e dos conteúdos pedagógicos, com a justificativa de que a formação inicial do professor não se dá apenas dentro da academia, mas, no espaço onde a ação acontece: a escola, que se constitui numa importante parceria para o desenvolvimento do ser professor. Até o presente momento foram realizadas as seguintes ações na pesquisa: estudos teóricos acerca das temáticas: formação de professores, políticas e diretrizes atuais para formação de professores, reformas educacionais brasileiras do início do século XIX, bem como, estudos sistemáticos sobre a prática de ensino e o estágio supervisionado e uma revisão histórica da formação de professores no Brasil desde a década de 1930 até os dias atuais. Foi realizado um estado do conhecimento sobre o foco principal da pesquisa (os estágios supervisionados na formação docente) a partir de levantamento de pesquisas e artigos publicados no GT 08 – formação de professores da ANPED e no Scielo, no período de 2000-2010. Também já foram coletados os dados empíricos da pesquisa, que são os seguintes documentos: vinte e sete relatórios de estágios, diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, pareceres do MEC, projeto pedagógico do curso.

Objetivo Geral

A temática aqui exposta está relacionada com as questões sobre o currículo, com o principal objetivo de analisar os discursos sobre a prática presente no texto oficial das políticas de formação docente e nas experiências dos acadêmicos através dos relatórios entregues ao final das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, do curso de Teatro – Licenciatura. Ainda, podem ser destacados alguns objetivos para esta pesquisa: -Analisar os impactos das reformas educacionais e políticas curriculares contemporâneas nos processos do trabalho escolar e docente e na identidade dos/as professores/as da Educação Básica; - Analisar os discursos das diretrizes curriculares de formação de professores; - Investigar as regularidades discursivas que compõem o currículo do Curso de Teatro – Licenciatura; - Problematizar os processos de conhecimento e as experiências pedagógicas e curriculares que pautam a formação de professores e seus efeitos na identidade profissional e nas formas de profissionalismo para a Educacão Básica; - Analisar os discursos sobre a prática presente nos relatórios de estágios supervisionados do Curso de Teatro – Licenciatura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
SIRLEI KARCZESKI1201/10/201331/03/2014

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