Nome do Projeto
“Ginástica Intervalada: Conteúdo de ensino da Educação Física escolar”.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/07/2013 - 31/10/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Em escola da rede pública de ensino da zona urbana de Pelotas, durante três meses a Ginástica Intervalada será pedagogicamente inserida em aulas regulares de Educação Fisica para alunos de 6ª série. Objetivando confirmar suas potencialidades educacionais, a Ginástica Intervalada será adicionada aos conteúdos tradicionais de Educação Física dessa instituição. Antes e depois do período de prática gíminica por parte dos escolares, deles serão aferidos valores de peso e estatura; de testes motores: resistência (corrida em 6 minutos), flexibilidade do tronco/quadril (teste de sentar e alcançar de Wells & Dillon) , força repetitiva abdominal (nº máximo de repetições de exercício de deitar e sentar em 60") e potencia de membros superiores (teste de arremesso sentado de medicine ball de 2kg). Também os escolares terão avaliados seus conhecimento sobre fundamentos de Educação Física (prova teórica individual) e registro de hábitos cotidianos de vida.

Objetivo Geral

Confirmar o uso pedagógico da GI em aulas regulares de EFE visando o desenvolvimento de capacidades cognitivas e motoras para alunos do Ensino Fundamental 1. A partir da inserção da GI em aulas regulares de EFE para uma turma de 6ª Série do Ensino Fundamental objetiva-se: a) Confirmar o desenvolvimento de conhecimentos relativos a EFE; b) Confirmar o desenvolvimento de capacidades físicas: força/repetitiva abdominal, resistência aeróbica, flexibilidade no tronco/quadril e potência de membros superiores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

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