Nome do Projeto
Estudo do impacto dos aerossóis na espessura óptica da atmosfera da Região Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/08/2013 - 30/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Sensoriamento Remoto
Resumo
O material particulado em suspensão na atmosfera (aerossóis) desempenha um papel importante no clima de uma região. Porém, em algumas regiões ainda são escassos os estudos de sua interação com a radiação solar. A região Sul do Brasil se situa próxima a grandes fontes conhecidas de material particulado (cerrado brasileiro, Amazônia e a região Sudeste do Brasil). Dessa forma possui a particularidade de, além dos aerossóis de origem regional, ter a contribuição do transporte de aerossóis de outras fontes com características ópticas bastante distintas entre si. Esse projeto pretende analisar o impacto dos aerossóis na atmosfera sobre a região Sul utilizando dados oriundos dos satélites TERRA/ AQUA (sensor MODIS) entre o período de 2007-2010. Dessa maneira, será possível melhorar o conhecimento do papel que os aerossóis na região Sul do Brasil desempenham na atmosfera, sua origem (local ou transportada de outras regiões), e propriedades ópticas.

Objetivo Geral

Geral
- Investigar os impactos dos aerossóis sobre a região Sul do Brasil na espessura óptica atmosférica durante o período de 2007 a 2010.

Específicos
- Quantificar o impacto dos aerossóis na espessura óptica utilizando dados do sensor MODIS (satélites TERRA e AQUA) no período de 2007-2010.
- Analisar os períodos de máxima e mínima quantidade de aerossóis sobre a região Sul do Brasil entre 2007-2010.
- Obter os padrões atmosféricos que acarretam transporte de aerossóis para a região do estudo.
- Analisar casos de estudo de transportes de aerossóis para a região Sul do Brasil de diversas fontes de origem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 25/04/2024 13:40:48 (consulta levou 0.040176s)