Nome do Projeto
Procedimentos odontológicos: um estudo de demanda e de tendência em unidades básicas de saúde no município do Rio Grande, RS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
Com o intuito de reorganizar a atenção básica, o Ministério da Saúde iniciou em 1994 a implantação da atual Estratégia de Saúde da Família (ESF). No ano 2000, o governo federal criou as Equipes de Saúde Bucal (ESB) que se somaram às ESF já existentes. Estas ESB tinham por objetivo ampliar a oferta de cuidados em saúde à população e melhorar os indicadores epidemiológicos de saúde bucal nos municípios. Diariamente, os serviços prestados pelos odontólogos, dentro do SUS, são anotados nas fichas do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) e, mensalmente, transferidos e totalizados na Ficha da Programação Físico-Orçamentária (FPO), que é recolhida à sede da SMS. Embora estes dados sejam efetivamente entregues no dia 20 de cada mês, desde a habilitação das ESB na ESF, nunca houve uma avaliação e comparação dos procedimentos odontológicos na assistência básica. A análise deste formulário permite conhecer os serviços oferecidos à população, bem como a prevalência dos procedimentos realizados. A partir daí, o gestor local pode tomar decisões, visando, se for o caso, a ampliação do programa, definição de metas a serem alcançadas ou a priorização de determinado tipo de procedimento em detrimento a outros. Desta forma, alcançando maior impacto das ações e, por conseguinte, melhores indicadores no que diz respeito à saúde bucal da população.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Determinar a frequência e identificar o tipo de procedimento odontológico realizado pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, lotados na Secretaria Municipal da Saúde do Rio Grande, RS, entre 2010 e 2012.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para cada ano incluído neste estudo (2010, 2011 e 2012), tanto para as Equipes de Saúde Bucal quanto para àquelas do sistema tradicional, pretende-se a partir dos dados constantes no formulário SIA-SUS:
7
- determinar o tipo e a frequência de procedimentos realizados;
- classificar os procedimentos realizados nas seguintes categorias: preventivo, curativo ou mutilador;
- comparar os procedimentos realizados no serviço tradicional com as ESB da ESF;
- avaliar tendência de realização dos procedimentos preventivos, curativos ou mutiladores ao longo deste período.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSIANE LUZIA DIAS DAME201/07/201301/07/2014
LUIZ GUSTAVO RIBEIRO SIQUEIRA1201/07/201301/07/2014

Página gerada em 18/04/2024 21:27:37 (consulta levou 2.789406s)