Nome do Projeto
Mortalidade por homicídios e acidentes de trânsito em um município de tríplice fronteira no Sul do Brasil, período de 2000 a 2010
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A violência fatal e os acidentes não ocorrem de forma homogênea na população e nas diferentes regiões do país, devendo ser analisados e compreendidos em suas especificidades. Além disso, apresentam fatores evitáveis de morbidade e mortalidade, que requerem tratamento e reabilitação de alto custo, afetando a vítima, sua família e toda a sociedade, com impacto negativo para o desenvolvimento social e econômico (23). Foz do Iguaçu é um município que aparece no Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros(10) com o maior coeficiente de mortalidade por homicídios do país em jovens de 15 a 24 anos no triênio 2002-2004. Além disso, vários autores tem mostrado preocupação com a importância que os acidentes de trânsito tem assumido nos índices de mortalidade, praticamente se equiparando aos dos homicídios(6, 15, 21) Características de transporte específicas de um município de fronteira como Foz do Iguaçu, onde a quantidade de motocicletas fazendo o transporte de pessoas e mercadorias dentro do município e entre os países vizinhos assume uma proporção acima da média, exigem políticas específicas para o trânsito, segurança pública, rede de assistência de urgência e emergência capacitada, dentre outras. Na prática, a presença de veículos nas ruas de Foz do Iguaçu é muito maior que o dos veículos cadastrados junto ao órgão oficial de trânsito (DETRAN/PR). É expressivo o número de motocicletas e automóveis registrados no lado paraguaio, e que transitam livres e intensamente no lado brasileiro. Além disso, porém em um número um pouco menor, existem os veículos de placa argentina que também utilizam com frequência as vias do município. O município de Foz do Iguaçu por ser município de tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), e nele se situarem as Cataratas do Iguaçu faz com que o fluxo de turistas seja intenso. Além disso, apresenta uma malha 17 viária significativa constituindo uma rota de turismo nacional e internacional, além de circulação de mercadorias. Com os resultados deste estudo pretende-se discutir com os gestores do município a implantação de ações práticas no combate à prevenção de acidentes e violências, visando minimizar as causas específicas em cada agravo, como também correlacionar a efetividade de ações públicas desenvolvidas nos últimos anos nos setores como segurança pública, saúde, educação, economia, social e outros.

Objetivo Geral

Objetivo geral
• Descrever a evolução temporal das mortes por homicídios e acidentes de trânsito ocorridos no período de 2000 a 2010, na população residente, no município de Foz do Iguaçu - PR.

Objetivos específicos
• Descrever a série histórica das mortes por homicídios e acidentes de trânsito na população total de Foz do Iguaçu;
• Descrever a série histórica destes óbitos de acordo com:
- sexo,
- faixa etária,
- cor da pele;
• Mapear a ocorrência dos óbitos por local de residência no município de Foz do Iguaçu-PR;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILBERTO GARCIA DA ROCHA1201/07/201301/07/2014
Érica Ferreira da Silva201/07/201301/07/2014
Érica Ferreira da Silva201/07/201301/07/2014

Página gerada em 25/06/2019 23:18:30 (consulta levou 0.069210s)