Nome do Projeto
Evolução temporal da cobertura vacinal em menores de dois anos idade no Rio Grande do Sul/RS: análise de dados secundários no período de 2000 a 2009.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
Partindo do pressuposto que para promover impacto sobre as doenças é necessário atingir e manter coberturas vacinais altas e homogêneas para cada vacina, é fundamental a avaliação rotineira desses resultados nos distintos contextos da gestão do PNI, pois todo esse avanço só se justifica se o desempenho do Programa implicar no impacto sobre as doenças para as quais se destina a vacinação (MINISTERIO DA SAÚDE, 2012). Considerando a complexidade da situação das doenças infecciosas no Brasil, uma importante tendência é o decréscimo daquelas para as quais se dispõe de instrumentos eficazes de prevenção e controle como para as doenças imunopreveníveis, que têm como exemplos recentes a eliminação da poliomielite e do sarampo, graças à manutenção de altas taxas de coberturas vacinais, principalmente entre os menores de um ano. Uma razão que torna a vacinação um método altamente viável é a de possuir o melhor resultado em termos custo-benefício, visto que o gasto com vacinação é muito inferior ao gasto com pessoas acometidas por tais doenças que necessitam de acompanhamento da equipe de saúde, medicação, internação, exames, além das seqüelas ou até mesmo a morte, situações de custo econômico e social inquestionável (PEREIRA et al., 2009). Considerando a importância inquestionável das imunizações na prevenção de enfermidades infecciosas e o número cada vez mais significativo de imunobiológicos utilizados entendemos a necessidade do conhecimento da real situação, justificando-se a realização deste estudo.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Avaliar a cobertura vacinal completa e por vacina em menores de dois anos de idade nos municípios do Rio Grande do Sul / RS, no período de 2000 a 2009.

Objetivos Específicos

-Descrever a cobertura vacinal completa e por vacina em menores de dois anos de idade no período em questão;
-Descrever a cobertura vacinal completa e por vacina em menores de dois anos de idade conforme:
 Porte do município (pequeno, médio e grande)
 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
 Cobertura Estratégia Saúde da Família (ESF)
 Produto Interno Bruto (PIB)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA CAMARGO DE MORAES NOVACK1201/07/201301/07/2014
BRUNO PEREIRA NUNES201/07/201301/07/2014

Página gerada em 29/03/2024 08:38:23 (consulta levou 0.038602s)