Nome do Projeto
Investimento financeiro e internações por condições sensíveis à atenção primária no município de Florianópolis-SC, de 2001 a 2011.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A proporção de internações hospitalares evitáveis, a partir da assistência oportuna e adequada na atenção primária, representa um importante marcador de resultado da qualidade dos cuidados de saúde nesse nível de atenção. Considerando o aspecto geral de gestão e a opção que o Brasil fez nos últimos 20 anos, a Estratégia de Saúde da Família é apontada como um dos grandes diferenciais na redução de hospitalizações quando comparada com outras modalidades de atenção à saúde. Este estudo procurará avaliar o quanto o investimento financeiro em saúde afetou as internações por CSAP´s, as quais são um indicador que apesar de novo (lista elaborada pelo Ministério da Saúde somente em abril de 2008) possui importância considerável no que diz respeito ao impacto das mesmas na assistência à saúde deste município. Isto pode significar algo de extremo valor no conhecimento e comportamento epidemiológico local, favorecendo a alocação de recursos e o balizamento da qualidade da assistência no âmbito não só primário, mas na gestão estratégica de todo o sistema de saúde. A relevância do assunto, diz respeito aos recursos financeiros aplicados em internações que poderiam ser evitadas; pois a alocação desnecessária destes recursos pode se traduzir em dificuldades econômicas, as quais a diminuição de investimentos governamentais nas áreas prioritárias em saúde será a principal consequência. Por fim, uma boa delimitação do desfecho que neste caso é as hospitalizações por CSAP´s pode significar respaldo importante no direcionamento de recursos e estabelecimento de metas, às quais tem a melhoria do gasto financeiro e consequente redução da taxa de intercorrências/internações por determinados agravos o produto final.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:

Relacionar o impacto do investimento financeiro no município de Florianópolis-SC na taxa de internações por causas sensíveis em atenção primária no período de 2001 a 2011.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

2.1.1. Descrever o comportamento das internações por causas sensíveis em atenção primária (CSAP) no município de Florianópolis-SC, no período de 2001 a 2011.
2.1.2. Verificar quais causas sensíveis em atenção primária (CSAP´s) foram mais prevalentes na população de Florianópolis-SC no período de 2001 a 2011.
2.1.3. Descrever o investimento financeiro no município de Florianópolis, no período de 2001 a 2011.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
VINÍCIUS PAIM BRASIL1201/07/201301/07/2014

Página gerada em 16/04/2024 16:29:27 (consulta levou 0.048984s)