Nome do Projeto
Hidrologia do Telhado Verde e Uso da Água pelo Sistema
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2013 - 30/09/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Resumo
O crescente das aglomerações de asfalto, prédios e outros tipos de construções, devido ao aumento populacional em centros urbanos, tem como conseqüência à impermeabilização do solo, o que aumenta o escoamento superficial. Ao mesmo tempo, muitas das pessoas que vivem nestes centros urbanos são oriundas do meio rural, e sentem a necessidade de manter hortas ou jardins em suas residências, existe uma herança cultural da população que não deve ser esquecida. Uma cobertura verde consiste de vegetação e solo, com crescimento médio, plantado sobre uma base impermeável. Os efeitos positivos da vegetação sobre o ambiente urbano já são bem conhecidos e no caso da cobertura, diminuem as enxurradas, amenizam o calor nas edificações durante o verão e o conservam durante o inverno. A aplicação desta técnica esbarra em alguns critérios de projeto que ainda permanecem sobre pesquisa. É importante que no menor tempo possível, a pesquisa traga resultados e respostas a estas inquietações técnicas e a utilização do telhado verde seja implementado em um número maior de residências. Estimar, para cada região e para cada tipos de cultivo, o reservatório que deve ser disponibilizado para o sistema é de fundamental importância. Com esta estimativa procede-se o cálculo estrutural da cobertura, também a condição de reposição necessária. O projeto tem por objetivo principal de realizar a estimativa dos reservatórios que devem ser planejados na construção do telhado verde, em diferentes cidades da região sul do Brasil e também estimar o coeficiente de drenagem a ser utilizado em áreas com uso de coberturas verdes, para suporte aos projetos de engenharia. O estudo será realizado na UFPel, Campus Capão do Leão, contando com o auxílio dos pesquisadores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos. Será realizado um balanço hídrico para cada período semanal, em diversas cidades da região sul, e utilizando a técnica de simulação, será estimada a quantidade de água que deveria ser reservada no telhado. Será instalado um experimento, com 27 parcelas experimentais, cada uma com 2 m2, o delineamento experimental será composto por blocos casualizados com três tratamentos e em três blocos, sendo cada bloco repetido três vezes, para acompanhamento e validação da simulação desenvolvida.

Objetivo Geral

O projeto de estudo da hidrologia com uso de coberturas verdes e o uso da água pelo sistema do telhado verde tem por objetivos:

- Realizar a estimativa dos reservatórios que devem ser planejados na construção do telhado verde, em diferentes cidades da região sul do Brasil.

- Instalar e testar diferentes tipos de cobertura, com diferentes espessuras de substrato, comparando o crescimento radicular dentro de cada tipo de montagem do sistema.

- Testar alguns elementos que auxiliem a condução da água do reservatório para as plantas.

- Estimar o coeficiente de drenagem a ser utilizado em áreas com uso de coberturas verdes, para suporte aos projetos de engenharia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA SOARES ADORNETTI801/10/201330/09/2014
ANDREA SOUZA CASTRO201/10/201330/09/2015
JOSÉ HENRIQUE NUNES FLORES101/10/201330/09/2014
OSVALDO RETTORE NETO201/10/201330/09/2015
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES201/10/201330/09/2015

Página gerada em 19/04/2024 13:03:25 (consulta levou 0.058504s)