Nome do Projeto
Influência dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis Tropicais na Convecção da Região Sudeste do Brasil no Mês de Janeiro de 2010
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2013 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis Tropical (VCANT) é um fenômeno meteorológico que ocorre em regiões de baixas latitudes, que pode alterar drasticamente as condições atmosféricas e o regime de precipitação nas regiões sob sua influência. O VCANT é um sistema fechado de baixa pressão em altos níveis, com intensos valores de vorticidade relativa no seu centro, mais frio e seco que a periferia, onde são encontradas as formações convectivas mais intensas e que podem gerar muitas descargas elétricas. Na América do Sul, os centros dos VCANT costumam ser observados perto da costa do nordeste brasileiro, principalmente nos meses de primavera e verão. Dada a sua extensão horizontal, a nebulosidade, periférica ao centro de um VCANT, pode atingir desde a região nordeste até a região sudeste do Brasil. Neste trabalho pretende-se analisar a distribuição espacial e temporal das descargas atmosféricas na região sudeste do Brasil, em associação aos sistemas convectivos formados na periferia de VCANT durante o mês de janeiro de 2010. Será utilizado um método objetivo para identificar os VCANT, com dados de reanálise do modelo NCEP/NCAR. A atividade elétrica será analisada com os dados de descargas detectadas pela rede RINDAT.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é analisar a atividade elétrica na região Sudeste provocada pelos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis Tropicais (VCANT), no mês de janeiro de 2010.

2.2 Objetivos Específicos

Para alcançar o objetivo geral deste trabalho, pretende-se:

1. aplicar um método objetivo de identificação de VCANT;
2. obter a trajetória e duração dos VCANT identificados em janeiro/2010;
3. para os dias de ocorrência dos VCANT, obter a densidade das descargas detectadas pela rede RINDAT;
4. analisar a variação temporal das descargas em dias de VCANT.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA LISANDRA DOS REIS401/10/201331/12/2014

Página gerada em 16/04/2024 10:37:10 (consulta levou 0.049983s)