Nome do Projeto
LEVANTAMENTO DE BEGOMOVÍRUS QUE INFECTAM BATATA-DOCE (Ipomoea batatas (L.) Lam.) NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/09/2013 - 09/09/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
A batata-doce trata-se de uma espécie perene, no entanto é cultivada como cultura anual, destacando-se por ser uma planta rústica, que apresenta boa adaptação, resistência a déficit hídrico e não exige muitos cuidados com tratos culturais. Apesar destas características sofre com a constante ação de patógenos. Dentre estes, estão os vírus que causam diversos danos a cultura. Recentemente, um grupo de vírus, pertencentes a família Geminiviridae e ao gênero begomovirus, tem sido diagnosticado na cultura. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo geral fazer um levantamento de espécie(s) de begomovírus presente(s) em batata-doce, nas principais regiões produtoras do Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos são: diagnosticar a presença de begomovírus em amostras foliares através de PCR; clonagem e sequenciamento completo do genoma dos isolados que apresentem menos de 89% de identidade de sequência com espécies previamente caracterizadas; identificar qual(is) espécie(s) está(ão) infectando plantas de batata-doce através de análises computacionais. Serão realizados experimentos de extração de DNA total, amplificação de DNA pela técnica de círculo rolante (RCA), análise de restrição, clonagem genômica.

Objetivo Geral

Geral
Este projeto tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do sistema de produção de semente e do processo de desenvolvimento de novas variedades de batata-doce, por meio de um levantamento de espécie(s) de begomovírus presente(s) nas principais regiões produtoras do Estado do Rio Grande do Sul.


Específicos
- Diagnosticar a presença de begomovírus em amostras foliares através de PCR;
- Clonagem e sequenciamento completo do genoma dos isolados que apresentem menos de 89% de identidade de sequência com espécies previamente caracterizadas;
- Identificar qual(is) espécie(s) está(ão) infectando plantas de batata-doce.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA GARCIA NEVES309/09/201309/06/2014
JULIANA APARECIDA FERNANDO109/09/201309/09/2015
SÍLVIA LETÍCIA SANTOS DA PAZ MAICH2409/09/201309/09/2015

Página gerada em 19/04/2024 04:00:15 (consulta levou 0.044519s)