Nome do Projeto
Taxonomia e bioecologia de ácaros em vegetais e seus produtos com ingresso pelos portos de Rio Grande, Foz do Iguaçu, São Borja e de Uruguaiana no estado do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/10/2013 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
Com a globalização da economia, países de tradição agrícola como o Brasil, cada vez mais são obrigados a rediscutir seus programas e sistemas de produção, com maior produtividade, qualidade de produtos e serviços. Organismos introduzidos em um local novo tendem a ser mais destrutivos do que no habitat original, por falta de inimigos naturais e fatores como adequabilidade da planta hospedeira e condições climáticas favoráveis. Vários organismos atacam grãos, sementes e frutas, causando sérios prejuízos ao produtor. Entre eles encontram-se os ácaros, que devido ao seu tamanho reduzido, torna-se difícil o seu controle e sua identificação. O objetivo deste estudo é conhecer as espécies acarinas associadas a diferentes produtos vegetais introduzidos, elaborando uma chave pictorial para ser usada na identificação destes nos portos de entrada, assim como por outros interessados em ácaros destes grupos. As coletas serão realizadas nos postos de ingresso de produtos de origem vegetal de Porto de Foz do Iguaçu, São Borja, Rio Grande e Uruguaiana, ambos no RS. O procedimento para a coleta do material será de acordo com o protocolo estabelecido pelo MAPA, sendo que a identificação dos ácaros será realizada com auxílio de equipamentos de microscopia e a chave taxonômica será elaborada para auxiliar no diagnóstico da ocorrência de ácaros associados aos materiais vegetais. Um estudo taxonômico dessa fauna é de extrema importância para um melhor conhecimento da diversidade de espécies detectadas nos diferentes pontos de entrada do material de importação. Dessa forma, será possível propor melhorias nas estratégias de inspeção, coleta de amostras, diagnóstico e controle para os produtos vegetais importados.

Objetivo Geral

Geral
Conhecer a acarofauna em diferentes produtos vegetais importados, bem como disponibilizar ferramentas para melhorar ainda mais o sistema para detecção e identificação desses artrópodes.

Específicos
• Relacionar as espécies de ácaros associadas aos diferentes produtos vegetais importados;
• Elaborar chave taxonômica ilustrada para fornecer subsídios ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 16/04/2024 19:36:06 (consulta levou 0.314426s)