Nome do Projeto
Diagnóstico de Gestão de Qualidade em Canteiros de Obras no município de Pelotas/RS na perspectiva da sustentabilidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/01/2014 - 07/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O mundo atual exige tecnologias com o mínimo impacto ambiental que promovam o uso racional dos recursos naturais e a redução consciente ou reaproveitamento dos resíduos gerados pelas atividades humanas.As questões de sustentabilidade são da maior importância para o setor da construção civil. O presente projeto pretende diagnosticar os critérios de sustentabilidade utilizados nos canteiros de obras nas construções civis do município de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul a fim de propor a aplicação do programa 5S para melhorias na qualidade construtiva e redução de resíduos. A metodologia utilizada neste trabalhado é classificada como exploratória e qualitativa. Na pesquisa optou-se pelo multicaso, onde serão aplicados questionários em canteiros de obras e a utilização de imagens comparativas para o diagnóstico da realidade local. Para implantação do programa de qualidade total 5S serão utilizadas palestras para motivação da equipe construtiva e elaboração de guia de construção sustentável para implantação da ferramenta de qualidade total.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Diagnosticar os critérios de sustentabilidade utilizados nos canteiros de obras nas construções civis do município de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul a fim de propor a aplicação do programa 5S para melhorias na qualidade construtiva e redução de resíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Descrever o panorama da construção civil no município de Pelotas/RS quanto à sustentabilidade verificada no canteiro de obras.
• Construir um banco de dados com as características construtivas da região;
• Determinar requisitos e critérios para avaliação das construções mais sustentáveis, enfocando a realidade local;
• Definir critérios de referência a serem atendidos nas construções sustentáveis em Pelotas;
• Aplicar a ferramenta de qualidade 5 S, visando à eficiência da mão de obra, a otimização racional dos recursos construtivos e recursos não renováveis, promovendo redução dos desperdícios e conforto dos usuários das edificações.
• Proferir palestras e elaborar guia de boas práticas sustentáveis nos canteiros a fim de incentivar a adoção de práticas sustentáveis e desenvolver equipes mais sustentáveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANELISE VICENTINI KUSS107/01/201407/01/2016
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO207/01/201407/01/2016
DANIEL FRANZ BARASSUOL1207/01/201407/01/2016
FLÁVIA RAMIRES DA SILVA1207/01/201407/01/2016

Página gerada em 28/03/2024 05:41:32 (consulta levou 0.036552s)