Nome do Projeto
Efeito da tecnologia de aplicação e de formulações de iscas tóxicas no controle de Anastrepha fraterculus (Wied., q830) (Diptera: Tephritidae) em frutíferas de clima temperado.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/10/2013 - 02/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
A mosca-das-frutas sul-americana Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) é uma das principais pragas de frutíferas de clima temperado no Brasil. O controle do inseto é realizado través de aplicações de inseticidas fosforados em cobertura que apresentam restrições de uso tornando o manejo da mosca limitado a poucas alternativas dentre as quais merece destaque o uso de iscas tóxicas. No entanto, informações sobre formulações, agentes letais e a tecnologia de aplicação de iscas tóxicas são escassas, o que torna sua utilização muitas vezes empírica. O objetivo deste estudo é: obter informações sobre o uso de iscas tóxicas contendo floxina como agente letal associada aos atrativos ANAMED®, Biofrut® e melaço de cana-de-açúcar sobre adultos de A. fraterculus, compreender o efeito da idade da mosca na atratividade/mortalidade causada por iscas tóxicas, estudar o comportamento das mosca-das-frutas após o contato com iscas tóxicas e desenvolver um protocolo de aplicação com base na determinação do atrativo, inseticida e tamanho de gota mais eficiente para o controle da praga. Os estudos serão realizados no Laboratório de Entomologia da Embrapa Uva e Vinho, em casa de vegetação e em pomares de frutíferas de clima temperado na região de Bento Gonçalves, RS. Nos testes de laboratório será avaliada a eficiência de iscas tóxicas, o tempo de resposta dos adultos de acordo com a sua idade e o comportamento após o contato com a isca. Em casa de vegetação será avaliada a persistência das iscas sobre folhas de plantas de macieira com e sem chuva simulada. As formulações mais promissoras serão testadas a campo para determinação de uma isca padrão para controle da A. fraterculus em sistemas orgânicos e convencionais.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito da estratégia de aplicação de iscas tóxicas no controle da A. fraterculus em laboratório e pomares comerciais de frutíferas de cima temperado. Verificar a eficiência de aplicações de iscas tóxicas sobre a mosca-das-frutas em áreas de mata nativa. Avaliar o efeito do tamanho de gota de iscas tóxicas no controle da mosca-das-frutas. Avaliar o efeito da floxina como ingrediente tóxico de iscas tóxicas sobre adultos de A. fraterculus. Avaliar o comportamento de adultos da mosca-das-frutas após o contato com as iscas tóxicas. Avaliar o grau de atratividade e eficácia de diferentes formulações de iscas tóxicas de acordo com a idade dos adultos de A. fraterculus.
Definir um bioensaio padrão para avaliação de iscas tóxicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 25/04/2024 19:58:04 (consulta levou 0.035236s)