Nome do Projeto
Inovação tecnológica na gestão dos subprodutos, resíduos sólidos, efluentes e emissões da indústria de beneficiamento de arroz na perspectiva de melhorar o desempenho ambiental e a competitividade: Estudo de caso em uma indústria de Pelotas-RS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/12/2014 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
O futuro para a indústria de alimentos é de grandes oportunidades ao se considerar o crescimento da população, da urbanização e as mudanças dos hábitos alimentares. Neste contexto surgem demandas por serviços de alimentação para hospitais, escolas, empresas e comercio produzida por pequenas e grandes empresas responsáveis por gerar subprodutos e aspectos ambientais com potencial poluidor. A indústria arrozeira do RS tem sofrido uma concentração do parque industrial. Por ser uma atividade de alto potencial poluidor cabe indagar como se dá a gestão dos subprodutos e dos aspectos ambientais e seus efeitos sobre o desempenho ambiental e a competitividade. Para tanto, pretende-se aprofundar os estudos e responder a hipótese: “É possível uma indústria de beneficiamento de arroz ser mais competitiva e melhorar o seu desempenho ambiental a partir da inovação tecnológica na gestão dos subprodutos, resíduos sólidos, efluentes e emissões?”; A metodologia a ser utilizada é a recomenda para uma pesquisa de natureza aplicada, (aplicação dos resultados); descritiva quali-quantitativa (dos procedimentos e aspectos ambientais); exploratória ao se profundar as investigações; Os dados primários consistem: na caracterização dos aspectos ambientais, observações, entrevistas. Dados secundários pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e periódicos. O projeto será desenvolvido numa parceria com uma empresa de beneficiamento localizada n cidade do Capão do Leão.

Objetivo Geral

Objetivos Geral. Realizar estudos inovadores de gestão e processamento dos subprodutos, resíduos sólidos, efluentes e emissões na perspectiva de melhorar o desempenho ambiental e a competitividade da indústria de beneficiamento de arroz.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERICO KUNDE CORREA230/12/201430/12/2016
LUCIARA BILHALVA CORREA230/12/201430/12/2016

Página gerada em 23/04/2024 11:50:38 (consulta levou 0.065343s)