Nome do Projeto
TRABALHO E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/12/2013 - 01/11/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto tem como objetivo analisar a relação entre a saúde e o processo de trabalho desenvolvido pelas professoras que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de 18 cidades de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se do desdobramento de duas pesquisas já desenvolvidas sobre a relação entre trabalho docente e saúde do professorado. A primeira, intitulada de ‘Constituição das Doenças da Docência (Docenças)’ (CNPq), desenvolvida entre junho de 2007 e outubro de 2009, analisou aspectos, dimensões e elementos do processo de trabalho das professoras de escolas públicas municipais de Ensino Básico da cidade de Pelotas que geram o chamado mal-estar docente. Já a segunda, – ‘A produção do mal-estar docente nas escolas municipais de educação infantil de Pelotas’ (CNPq) –, desenvolvida entre junho de 2010 a outubro de 2012, analisou a relação entre mal-estar docente e o processo de trabalho desenvolvido pelas professoras que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os dados de ambas as pesquisas nos levam a ampliação da investigação para nossa microrregião. O quadro teórico que servirá de suporte para essa nova pesquisa se valerá do conceito de mal-estar docente, intensificação do processo de trabalho, disciplina, controle e gênero. Consolidando nossa perspectiva metodológica, desenvolveremos a pesquisa em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa será construído um banco de dados com informações sócio-demográficas, funcionais e médicas das professoras que atuam na Educação Infantil nesses municípios. Logo após será aplicado o instrumento Job Content Questionnaire (JCQ), visando capturar as demandas psicológicas das docentes em relação ao seu ofício. Na dimensão qualitativa a coleta de dados se dará através de entrevistas semiestruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho. Complementarmente será feito uma análise das atuais políticas educacionais destinadas à educação infantil.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Analisar a relação entre saúde e processo de trabalho das professoras que atuam na educação infantil nas 18 cidades de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul.
Objetivos Específicos
a) Identificar as características sócio-demográficas, funcionais e profissionais das professoras que atuam na Educação Infantil das 18 cidades da microrregião;
b) Identificar as doenças que geraram afastamentos do trabalho no período de 2012-2014;
c) Analisar o efeito das políticas educacionais destinadas a Educação Infantil quanto à intensificação do processo de trabalho docente;
d) Discutir os conceitos de infância presentes na legislação, no currículo e nos discursos das professoras;
e) Problematizar os conceitos de disciplina e indisciplina que estão circulando nos discursos presentes na educação infantil;
f) Verificar a relação demanda-controle dentro do processo de trabalho das professoras;
g) Identificar as redes sociais de apoio ao trabalho das professoras (Secretarias; Amigos da Escola; ONGs diversas, famílias; Conselho Tutelar etc.);
h) Especificar a medicação que possa estar sendo utilizada pelas professoras e suas formas de prescrição;
i) Descrever as práticas educacionais que são utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho, bem como o grau de exigência material e simbólica que elas demandam;
j) Discutir a relação entre trabalho docente e gênero no processo de educação de crianças pequenas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANAINA BARELA MEIRELES1002/12/201301/11/2016
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA FEIJÓ1002/12/201301/11/2016
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS1002/12/201301/11/2016
SANDRA MARIA ORBEN1002/12/201301/11/2016
VANESSA BUGS GONÇALVES1002/12/201301/11/2016

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