Nome do Projeto
Grupos teatrais em atividade no extremo sul do RS: mapeamento das práticas criativo-formativas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2014 - 03/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
Essa pesquisa pretende mapear as práticas criativas de grupos de teatro em atividade do extremo sul do Rio Grande do Sul. Mais especificamente objetiva-se investigar quais as principais referências dos grupos em atividade nessa região e quais as principais ações desses coletivos. Entende-se que evidenciar a relação entre forma (referências) e ação (movimentos dos artistas) pode ser um meio para qualificar e difundir o conhecimento nesse espaço periférico do Brasil. Para tanto, o mapeamento será realizado em duas etapas: a primeira por meio de entrevistas e análise de textos jornalísticos e acervos dos grupos; a segunda etapa consiste na realização de experimentos poéticos (práticas teatrais) com o intuito de cotejar os dados analisados com as realidades contextuais dos coletivos teatrais e, com isso, criar redes para intercâmbio de conhecimento. Os experimentos poéticos conformam uma importante etapa do método de pesquisa. Eles podem ser adotados para verificar o funcionamento do teatro no próprio cerne do acontecimento teatral. A confecção de um experimento poético considera a investigação como um espaço para o intercâmbio entre diferentes. Conforme foi analisado na tese "As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível" (2011), a relação entre o que os grupos fazem e o que a Universidade tem pesquisado sobre processos criativos em teatro é de instância distinta dos imaginários presentes. Um experimento poético movimenta os imaginários, pois coloca frente a frente aquilo que cada indivíduo ou indivíduo imagina (e isso é um saber) que seja o teatro. Espera-se, como resultados principais e objetivos, a publicação de um livro e criação de um espaço virtual em que os autores deverão ser os pesquisadores e os líderes de cada grupo investigado. A publicação e o espaço virtual servirão para estimular a interação dos grupos em atividade da região sul do RS entre eles próprios e a Universidade, bem como servir de orientação para a criação de novos grupos de teatro nessa região tão viva no que concerne a equipamentos teatrais (a maior parte das cidades do extremo sul do RS possui teatro público). Outros resultados esperados referem-se aos próprios experimentos poéticos, pois estes deverão estimular os grupos para a construção ou reconstrução de seus projetos pedagógicos, uma vez que no interior do Brasil os diretores e/ou líderes são também formadores de atores e espectadores.

Objetivo Geral

• mapear as rotinas de trabalho de grupos de teatro da região sul do Rio Grande do Sul para estimular a construção e/ou reconstrução de projetos pedagógicos dos grupos pesquisados por meio de experimentos poéticos.
• desenvolver experimentos poéticos (práticas teatrais) que abranjam os seguintes elementos composicionais da cena: interpretação, direção, dramaturgia, trilha sonora, cenografia e adereços (em função da qualificação da equipe do projeto)
• criar espaço virtual para servir de lugar de intercâmbio entre os grupos de teatro pesquisados e no qual possa haver um fórum permanente de discussão, difusão e produção de conhecimento.
• organizar publicação com os principais resultados da pesquisa objetivando a ampla divulgação nos cursos de teatro de Universidades brasileiras.
• estabelecer trocas de conhecimentos produzidos na UFPel e nos âmbitos dos grupos teatrais pesquisados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIAS DE OLIVEIRA PINTANEL2003/04/201431/07/2014
ELIAS DE OLIVEIRA PINTANEL1201/08/201303/04/2014
EUGÊNIO NUNES BASSI1201/03/201431/07/2014
MÁRCIO SOARES FERREIRA1201/03/201431/07/2014
RODOLFO FURTADO MENDONÇA LIMA2003/04/201431/07/2014
RODOLFO FURTADO MENDONÇA LIMA1201/08/201303/04/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 35.000,00

Página gerada em 19/04/2024 20:24:33 (consulta levou 0.056553s)