Nome do Projeto
Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: implicações organizacionais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/04/2014 - 09/03/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Resumo
Entendemos que as demandas pelo acesso ao ensino superior não são homogêneas seja em relação ao caráter e ao propósito da formação, seja quanto às possibilidades de construção de projetos que as contemplem, entre outras distinções. Constituem, então, um tema em disputa e envolvem aspectos sociais, políticos e organizacionais significativos. Por isso, nos debruçaremos sobre o seguinte problema de pesquisa: Quais são e como se cumprem as demandas pela ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil? Esclarecemos que a amplitude do problema que pretendemos investigar constitui o eixo de um programa de pesquisas que iniciamos e que intentamos consolidar. Para efeito de delimitação, daremos ênfase aos processos identificados a partir da LDB de 1996 (BRASIL, 1996) e orientaremos a pesquisa pelos seguintes objetivos específicos: a) Identificar grupos e movimentos sociais cujas pautas de atuação incluam demandas de acesso ao ensino superior público; b) Caracterizar as demandas dos grupos e movimentos sociais por acesso ao ensino superior público, segundo os fundamentos políticas, sociais e organizacionais que as orientam; c) Descrever e analisar programas e ações desenvolvidas pelo Estado para ampliação do acesso ao ensino superior público; d) Analisar as repercussões organizacionais sobre instituições existentes ou criadas em resposta aos programas e ações estatais; e e) Identificar e analisar iniciativas de grupos e movimentos sociais populares na construção de meios de acesso ao ensino superior.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Analisar quais são e como se cumprem as demandas pela ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil
Objetivos específicos:
a) Identificar grupos e movimentos sociais cujas pautas de atuação incluam demandas de acesso ao ensino superior público;
b) Caracterizar as demandas dos grupos e movimentos sociais por acesso ao ensino superior público, segundo os fundamentos políticas, sociais e organizacionais que as orientam;
c) Descrever e analisar programas e ações desenvolvidas pelo Estado para ampliação do acesso ao ensino superior público;
d) Analisar as repercussões organizacionais sobre instituições existentes ou criadas em resposta aos programas e ações estatais; e
e) Identificar e analisar iniciativas de grupos e movimentos sociais populares na construção de meios de acesso ao ensino superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANIELE CRISTINE PERES BORGES1201/08/201531/07/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 100.000,00

Página gerada em 28/03/2024 17:21:09 (consulta levou 0.035698s)