Nome do Projeto
Crescimento, produtividade e fenologia de genótipos de abobrinha cultivada em condições de ambiente protegido
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/04/2014 - 08/04/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Resumo
No Brasil tem se utilizado uma grande variedade de genótipos, híbridos ou não, de abóboras e morangas que diferem no formato, tamanho, cor da casca, cor da polpa, firmeza, teor de amido, teor de matéria seca e capacidade de armazenamento e sabor. Essas características proporcionam uma grande aceitação para a comercialização, principalmente naqueles mercados mais exigentes onde alcançam maior valor comercial. Nos últimos anos, pode-se observar a crescente exigência do mercado consumidor com relação aos produtos para a alimentação, no que se referem a atributos de qualidade, frutos sadios, com ausência de agroquímicos, além da regularidade na oferta. O sistema de produção em ambiente protegido tem permitido por um lado um grande incremento na produção de hortaliças e, por outro lado, a produção em períodos de entressafra. No Rio Grande do Sul, devido às condições meteorológicas adversas como baixas temperaturas, geadas e o excesso de chuva na primavera, freqüentemente ocorrem prejuízos para o desenvolvimento da cultura. O cultivo protegido de hortaliças surge como uma forma de minimizar as perdas em produção e qualidade de frutos, além de proporcionar a produção antecipada ou fora de safra e assim proporcionar maior retorno ao produtor do que o obtido com o cultivo convencional a céu aberto.Com a importância adquirida do cultivo protegido perante o iminente aumento de produção necessária para atender tanto a demanda interna como a demanda externa de produtos olerícolas, surge à necessidade de desenvolver novas técnicas agronômicas específicas a esse sistema de cultivo. Desta forma objetivo deste estudo será estudar o comportamento e o crescimento de diferentes genótipos de abobrinha bem como sua produtividade, em ambiente protegido.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

• Produzir conhecimento básico e aplicado sobre o comportamento de genótipos de abobrinha italiana em ambiente protegido no sul do Brasil.
Objetivos Específicos
• Estudar o crescimento dos genótipos (através da análise da produção e da distribuição de biomassa ao longo do ciclo de cultivo);
• Analisar a fenologia dos genótipos, bem como as características produtivas da cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ROBERTA MARINS NOGUEIRA PEIL111/04/201408/04/2016
TAMÍRIS FRANCO DELFIM811/04/201408/04/2016
WILLIAN SILVA BARROS111/04/201408/04/2016

Página gerada em 29/03/2024 08:57:33 (consulta levou 0.038400s)