Nome do Projeto
Biologia da mosca-branca, Bemisia tuberculata (Bondar, 1923) em diferentes genótipos de mandioca (Manihot esculenta Crantz)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/05/2014 - 31/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Defesa Fitossanitária
Resumo
A mosca-branca é um dos maiores problemas para a produção de mandioca na região centro sul do Brasil, por apresentar alto potencial de dano a essa cultura. Apesar de sua importância, poucas são as informações sobre seu controle. Pesquisas recentes identificaram genótipos silvestres com maior resistência a essa praga. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a biologia de B. tuberculata em variedades comerciais e híbridos gerados pelo programa de melhoramento da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas – BA, visando identificar matérias com potencial de resistência a essa praga. Para isso, será desenvolvida uma metodologia de criação desse inseto em local protegido, para posterior utilização em experimentos. Serão avaliados 10 materiais genéticos com potencial de resistência à mosca-branca, analisando-se duração e viabilidade do período ovo-adulto, fertilidade e longevidade das fêmeas. Com esses dados será elaborado a tabela de vida de fertilidade, e os dados submetidos a análise de variância a 5% de probabilidade. No material genético em que a B. tuberculata apresentar melhor desempenho biológico, serão determinadas as exigências térmicas, e avaliada sua biologia.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
- Avaliar a biologia de B. tuberculata em variedades comerciais e híbridos gerados pelo programa de melhoramento, visando identificar materiais com potencial de resistência varietal a essa praga.

Objetivos Específicos
- Desenvolver uma metodologia de criação de B. tuberculata em local protegido;
- Avaliar 10 materiais genéticos com potencial de resistência à mosca-branca;
- Determinar as exigências térmicas para B. tuberculata no material genético onde o inseto obtiver o melhor desempenho biológico;
- Elaborar Tabela de vida de fertilidade para a melhor temperatura estudada e no material genético onde o inseto obtiver o melhor desempenho biológico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIANDRO RICARDO BARILLI3007/05/201431/03/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
EMBRAPAR$ 26.418,00

Página gerada em 25/04/2024 02:11:56 (consulta levou 2.698003s)