Nome do Projeto
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/UFPEL E SEUS EFEITOS COMO PRÁTICA FORMATIVA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2014 - 30/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Resumo
O projeto de pesquisa propõe analisar o processo de realização de estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Química da UFPel, a partir da percepção dos estagiários sobre como percebem a entrada nas escolas e as experiências realizadas nas diferentes etapas dos estágios no campo profissional. Com o estudo busca-se compreender como vem funcionando os modos de acompanhamento (da universidade e da escola) na entrada dos estagiários nas escolas e quais os efeitos das experiências no campo de estágio, em suas expectativas e perspectivas em relação à profissão, considerando a percepção da docência advinda da sua relação com a escola, com os alunos, com os professores, enfim, com o ambiente escolar. A metodologia, alicerçada em pressupostos da pesquisa qualitativa, propõe a coleta de dados, inicialmente, a partir de um questionário aplicado aos estagiários e, posteriormente, em uma entrevista semi-estruturada, envolvendo questões referentes ao estágio, tais como, a recepção nas escolas, as orientações recebidas da coordenação/direção, o acesso à documentação da escola, a relação com os professores e alunos, entre outros. Com os resultados pretendemos avaliar as motivações e conflitos apontados pelos estagiários durante o período de estágio, para buscar modos efetivos de acompanhamento e reforço para os resultados positivos e acompanhamento e estratégias de apoio para os resultados negativos.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
A pesquisa visa compreender como os licenciandos do curso de Licenciatura em Química da UFPel percebem seu processo de entrada nas escolas e como veem o papel da universidade e da escola nesta etapa da sua formação profissional.
Objetivos Específicos
A esse objetivo geral, estão inseridos os seguintes objetivos específicos:
Analisar o modo como os estagiários são acolhidos na escola.
Apontar as iniciativas (ou a falta dessas) da universidade e da escola para a supervisão e acompanhamento dos estagiários no campo de estágio.
Conhecer as percepções dos estagiários sobre o seu ambiente profissional, em relação aos professores, aos alunos e, também, aos modos como é feita a supervisão e acompanhamento no período de estágio.
Identificar as possibilidades/dificuldades dos estagiários na realização dos estágios supervisionados.
A pesquisa visa compreender como os licenciandos do curso de Licenciatura em Química da UFPel percebem seu processo de entrada nas escolas e como veem o papel da universidade e da escola nesta etapa da sua formação profissional.
Objetivos Específicos
A esse objetivo geral, estão inseridos os seguintes objetivos específicos:
Analisar o modo como os estagiários são acolhidos na escola.
Apontar as iniciativas (ou a falta dessas) da universidade e da escola para a supervisão e acompanhamento dos estagiários no campo de estágio.
Conhecer as percepções dos estagiários sobre o seu ambiente profissional, em relação aos professores, aos alunos e, também, aos modos como é feita a supervisão e acompanhamento no período de estágio.
Identificar as possibilidades/dificuldades dos estagiários na realização dos estágios supervisionados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELIEZER ALVES MARTINS | 1 | 02/06/2014 | 30/12/2015 |
FABIO ANDRE SANGIOGO | 2 | 02/06/2014 | 30/12/2015 |
JOSIELE OLIVEIRA DA SILVA | 3 | 02/06/2014 | 30/07/2014 |
KAUANA GONCALVES ALVES | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |