Nome do Projeto
Influência do estresse em crianças submetidas ao atendimento odontológico.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/06/2014 - 02/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
Não é incomum que a situação odontológica seja vista pelas crianças como uma
experiência desagradável, potencialmente ameaçadora ao seu bem-estar e
provocadora de reações negativas. Estas reações podem estar relacionadas com a
presença de estresse e podem desencadear comportamentos indesejados no
atendimento odontológico. O objetivo deste estudo será avaliar a influência do
estresse no comportamento de crianças, da faixa etária de 8 a 12 anos de idade,
submetidas ao atendimento odontológico na Unidade de Clínica Infantil I da
Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Será um estudo
quantitativo composto por amostra de conveniência. A coleta de dados será baseada
em dois momentos. O primeiro será direcionado às mães com a aplicação de um
questionário com questões sociodemográficas e de um instrumento para aferir a
ansiedade materna odontológica: a “Dental Anxiety Scale” (DAS). O segundo
momento será direcionado às crianças que passarão por duas avaliações: clínica e
psicológica. A avaliação clínica será realizada com a aplicação da “Escala de
Avaliação Comportamental de Frankl” durante o atendimento e o preenchimento de
uma ficha de dados clínicos sobre a consulta a que será submetida. A avaliação
psicológica constará da realização de três testes: a “Escala de Stress Infantil”, o
teste projetivo “HTP” e a realização de um desenho livre. Será realizada análise
descritiva dos dados, para descrição das frequências simples e percentuais de todas
as variáveis de interesse. Para avaliar a associação entre as exposições e o
estresse identificado na criança e seu comportamento durante o atendimento serão
utilizados o teste qui-quadrado e teste exato de Fisher. O teste projetivo HTP terá
seus desenhos e inquéritos analisados conforme normas estabelecidas no manual
do teste pelo profissional psicólogo. Os dados do desenho livre também serão
avaliados de maneira qualitativa e descritiva.
Objetivo Geral
Avaliar a influência do estresse no comportamento da criança durante o atendimento odontológico, relacionando a presença de estresse na criança com as características
sociodemográficas. Determinar a presença de estresse em crianças submetidas ao atendimento odontológico e relacionar a presença de estresse na criança com o comportamento apresentado durante o atendimento odontológico. Relacionar o nível de ansiedade materna com a presença de estresse e com o comportamento da criança durante tratamento odontológico e identificar a representatividade do estresse no desenho da criança.
sociodemográficas. Determinar a presença de estresse em crianças submetidas ao atendimento odontológico e relacionar a presença de estresse na criança com o comportamento apresentado durante o atendimento odontológico. Relacionar o nível de ansiedade materna com a presença de estresse e com o comportamento da criança durante tratamento odontológico e identificar a representatividade do estresse no desenho da criança.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA IORIO MATTAR | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
FERNANDA BURKERT MATHIAS | 4 | 02/06/2014 | 02/06/2015 |
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI | 8 | 02/06/2014 | 02/06/2015 |