Nome do Projeto
A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas são compreendidas como movimentos complexos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. Tal compreensão busca, simultaneamente, destacar o Estado além do aparelho de governo e as políticas públicas como movimentos que disputam as agendas de Estado e sua hegemonia. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, será pautada pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, procurando explorar o repertório dos textos selecionados, suas características argumentativas, opções teórico-metodológicas e o contexto que circunstanciou as produções. O corpus será constituído por teses e dissertações produzidas no âmbito de programas de pós-graduação em educação e que alcançaram no período do estudo nota igual ou superior a cinco.

Objetivo Geral

Identificar os elementos que caracterizam os eixos de análise subjacentes às pesquisas em políticas educacionais e qualificar as possíveis mudanças nas características dessa produção no período 2000-2010, confrontando-as ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 19.964,75

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